5 sinais de que sua carreira está te consumindo e como lidar com isso

Confira alguns indícios de que sua vida profissional precisa de mudanças

Você já teve aquela sensação de se sentir completamente desmotivada com a chegada da noite de domingo e a perspectiva de ir ao trabalho no dia seguinte? Ok… Nem sempre é fácil voltar dos dias de folga e do aconchego de casa, mas o sentimento de desgaste total ao se imaginar no ambiente de trabalho pode acender uma luz vermelha. Confira outros sinais:

Você evita conversas de trabalho com seus colegas

Afinal, isso não faz mais sentido para você e bate um cansaço completo ao fim do papo. Tudo o que permite fugir dessa esfera da vida – inclusive os papos cotidianos – soam melhor nesse momento.

Você comemora secretamente quando perde uma promoção

“Seriam mais responsabilidades” ou “O salário não compensa a dor de cabeça” são justificativas para esse comportamento. Quando o plano de carreira atual já não parece estimulante, algo pode estar errado.

Você tenta se compensar com outras coisas

Compras, comida, massagens… Você está tentando preencher a satisfação vinda do trabalho por algum outro prazer momentâneo para suprir esse vazio. Esse caminho é perigoso! Se está vendo que se encaminha por esse lado, procure ajuda de um psicólogo.

Você sente inveja de pessoas apaixonadas pelo trabalho

Ou que falam com brilho nos olhos do novo momento da carreira. Se não há mais o que conquistar, o que buscar ou o que desejar na sua profissão, talvez seja o momento de se reciclar. Um novo curso em outra área, um novo idioma, algo que possa abrir uma fresta de esperança em meio ao marasmo.

Você já mudou de emprego, mas o problema persiste

Antes de pular para o próximo, será que não vale a pena ir atrás de outra coisa? Aquelas férias que estão para vencer, uma conversa com aquela amiga na procura de uma sócia para um novo negócio, um café com aquele seu amigo que deixou o emprego para empreender, uma pesquisa nos cursos das universidades gratuitas… Quem sabe a inspiração não vem?