5 dicas simples para ter um quarto antiestresse
O quarto é o local onde você revigora as energias. Motivo suficiente para caprichar no aconchego e na organização. Veja nossas dicas!
1. Iluminação
O ideal é que a iluminação do quarto seja suave e indireta. Deixe lâmpadas de intensidade baixa escondidinhas em cantos estratégicos: num vão entre os móveis e em cima da cabeceira ou invista em abajures. A claridade direta inibe a secreção da melatonina, hormônio que induz o sono. Então, na hora de dormir, quanto mais escuro o ambiente, melhor. No máximo, deixe uma luz acesa no corredor, em um ponto que garanta uma penumbra.
2. Desconecte-se
É hora de descansar! Desligue tudo: o celular, o tablet, o computador e até a TV. Não caia na tentação de checar o email do trabalho antes de deitar, para não acumular preocupações.
3. Capriche na organização e aconchego
Um quarto limpo, com a cama arrumada e cheirosinha, é sempre convidativo para relaxar. O enxoval deve dar o tom do conforto: use lençóis gostosos, que deem vontade de pular na cama. As cortinas podem ser clarinhas, apenas para filtrar a luz do sol.
4. À prova de barulhos
Procure blindar seu lugar de descanso de barulhos vindo de outros cômodos da casa ou da rua. Portas e janelas antirruídos garantem o isolamento acústico do ambiente.
5. Tons neutros
Evite pintar as paredes com cores escuras. Branco, azul e lilás são cores que podem – e devem – ser usadas, pois transmitem pureza e tranquilidade. Enfeite a quarto com objetos e móveis lisos, sem detalhes ou estampas. Assim, o ambiente ficará mais leves.
Veja também: 67 ideias de quartos de casal para você se inspirar e copiar