5 dicas práticas para economizar no casamento
Atitudes simples como escolher a flor certa ou mudar o horário da cerimônia podem te ajudar a reduzir os custos da festa
Começar a vida a dois com dívidas está entre os pesadelos de todo casal, mas muitas vezes o sonho de uma cerimônia e recepção inesquecíveis acaba extrapolando o orçamento previsto e, quando se percebe, a festa já saiu da zona de conforto financeira. Mas manter o casamento dos sonhos dentro do orçamento familiar não é uma tarefa impossível. Especialistas deram dicas práticas para reduzir os custos da festa.
1. Escolha a data e o horário da cerimônia com cuidado
Antes de definir a data da cerimônia, é importante se lembrar que quanto mais perto de feriados, mais caro o evento sairá. Isto porque a proximidade de feriados dificulta o acesso aos serviços e os fornecedores repassam os custos ao contratante, encarecendo o orçamento.
Os dias da semana também são menos procurados pelas noivas. Avalie a ideia de transferir seu casamento do fim de semana para uma quinta, por exemplo, e veja quanto isso irá refletir no custo.
Considere também a possibilidade de um casamento pela manhã. Além de aproveitar o charme de um evento ensolarado, o custo de um almoço ou brunch é bem inferior ao de um jantar de gala completo.
Outra sugestão é marcar a cerimônia para o inverno. Os meses mais frios têm menor procura. Sendo assim é mais fácil negociar descontos com os fornecedores.
2. Faça a recepção e a cerimônia no mesmo lugar
Unir a cerimônia e a recepção têm muitas vantagens. Além da economia em decoração (que pode ser significativa), a prática reduz o gasto com taxas para aluguel da igreja e deslocamento de um local para o outro. Você ainda ganha ao otimizar o tempo de festa para os convidados e aproveitar melhor o evento. Segundo a wedding planner Carmen Reken, ao reduzir a duração da festa de 6 para 4 horas, os noivos conseguem economizar até 20% do gasto total.
3. Repense a lista de convidados
Aquela tia distante, que você mal conhece, precisa mesmo ser chamada? E o convite para aquele amigo com quem você trabalhou há anos realmente é obrigatório? “Os noivos devem refletir com calma sobre a lista de convidados até chegar a um número determinado de pessoas essenciais. Este é um momento único para o casal e não é bom se endividar só para convidar pessoas com quem nem se convive mais. Se o número de convidados é muito restrito, priorize sempre a família”, aconselha Carmen. Um mini wedding bem organizado pode ser tão charmoso quanto uma festa luxuosa.
4. Resgate peças da família
Quanto mais formal e moderno o evento, mais caro ele será. Se quer economizar, invista em detalhes DIY, peças artesanais e não tenha medo de resgatar peças de família tanto na decoração quanto no look. Além de reduzir os custos, estes detalhes ajudam a personalizar a identidade visual da festa, transformando-a em um evento único. “Renovar o vestido usado pela mãe, o véu da avó ou as joias da família é uma tendência em alta. Ajuda a dar mais personalidade ao evento e ainda serve como homenagem às pessoas queridas”, listou a wedding planner.
5. Use flores da época
Ao optar por flores da estação, você não só deixa o casamento mais barato, mas também mais bonito. A florista Midori Oshido dá a lista:
Primavera: As flores ideais para a estação são camélia, lisianthus, delphinium, alstroeméria, agapanto, cravo, calla, hortênsia, lírio, gérbera, copo-de-leite, boca-de-leão e orquídeas das variedades phalaenopsis, catleyae demphale .
Verão: Invista em lisianthus, alstroeméria, cravo, calla, hortênsia e orquídeas das variedades phalaenopsis , demphale e cherry.
Outono: As flores próprias para a estação são angélica, gérbera, boca-de-leão, alstroeméria, flor de ervilha, animajo e orquídeas das variedades cymbidium e catleya .
Inverno: As flores são flor de cerejeira, gérbera, boca-de-leão, copo-de-leite, flor de ervilha, tulipa e orquídeas das variedades chuva-de-ouro e cymbidium .
Rosas e gypsophila (mosquitinho) estão disponíveis o ano todo e sofrem pouca variação de preço ao longo das estações.
Outro truque para economizar na decoração é acrescentar mesas maiores no salão, que abriguem um número maior de convidados. Assim, reduz-se a quantidade de centros de mesa.