5 coisas que você não pode sacrificar pelo trabalho

Uma carreira de sucesso não pode ser reduzida a um bom salário. Identifique suas prioridades!

Nós queremos tudo. Uma carreira de sucesso, uma vida social agitada, uma saúde de ferro. Mas equilibrar trabalho e vida pessoal é uma tarefa cada vez mais difícil. Um dos lados sempre fica em desvantagem. Para te ajudar a redefinir suas prioridades, listamos 5 itens que não podem ser prejudicados em detrimento da sua carreira.

1. Saúde

De acordo com um estudo realizado pela ISMA Brasil, 78% dos homens e 83% das mulheres que participaram da pesquisa afirmaram ter dores musculares ou de cabeça. Além disso, 39% deles e 37% delas sofriam de distúrbios do sono. Estes são apenas alguns sintomas de uma vida totalmente voltada para o trabalho. Taquicardia, ganho ou perda de peso e problemas gastrointestinais também servem como indícios de que a carreira está acima da sua própria saúde. Mas engana-se quem pensa que essa situação é passageira. “A história é sempre a mesma: vou levar trabalho para casa só até receber aquela promoção. Mas esta situação se torna insustentável, pois o profissional entra em um ciclo do qual não consegue sair. A carreira é importante, mas saúde sempre deve ser prioridade”, alerta a consultora de carreira Mariane Rocha.

2. Família

É difícil falar de equilíbrio entre vida pessoal e trabalho quando se exige que o trabalho seja vivido 24h por dia. O sistema favorece a crise familiar, mas é preciso estabelecer limites. Hora extra todo dia? Chefia que não te libera para comparecer às reuniões escolares dos filhos? Ao perceber que o trabalho está tomando muito mais do que as 8h diárias estabelecidas, seja franca com seus gestores e consigo mesma. Normalmente, o principal problema está relacionado à falta de organização. Seja rígida com seus horários e estabeleça metas diárias de trabalho, para garantir que seu expediente seja o mais produtivo possível.

3. Sanidade

Estima-se que 70% da população economicamente ativa do Brasil já tenha sofrido de stress. E, segundo pesquisa feita no ano passado pelo ISMA Brasil, o trabalho é o principal fator para este quadro. O levantamento revelou que 69% dos casos de stress foram causados por situações profissionais. Boas horas de sono, alimentação balanceada e prática de exercícios físicos ajudam a manter a mente e o corpo saudáveis.

4. Relacionamentos

Não estamos falando apenas de namoros e casamentos prejudicados pela agenda abarrotada de reuniões e compromissos profissionais. O relacionamento com os amigos também passa a ser colocado em segundo plano quando a carreira domina sua vida. A pessoa passa a querer se isolar e tem dificuldade de se relacionar com os outros. Na síndrome de burn out, a fase mais extrema do stress, além da exaustão física e mental, a pessoa pode apresentar um quadro de “alienação do mundo”.

5. Sonhos

O desejo de conciliar melhor carreira e vida pessoal tem sido um dos grandes impulsionadores do empreendedorismo feminino no Brasil. Mas o medo de abrir mão da estabilidade profissional ainda congela muitas mulheres em empregos que não geram satisfação pessoal. Trabalhar com algo que não gosta pode até ser possível, mas o resultado a longo prazo é uma montanha de insatisfação e arrependimento. Não tenha medo de ousar. Com muito planejamento e organização é possível investir no seu sonho. “O ideal é fazer muita pesquisa de mercado, estudar técnicas de gestão de negócios e investir em qualificação. Assim, o projeto tomará forma de maneira segura e o momento de transformar o plano B em opção principal será mais claro”, explicou a consultora de carreira Mariane Rocha. Decidiu tirar do papel aquele projeto de abrir seu próprio negócio? Confira aqui 4 dicas de ouro para quem quer abrir um negócio em 2016.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s