Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

5 cientistas africanas que você precisa conhecer

Tecnologia, saúde, educação, saneamento, física... esse time de africanas inspiradoras mostra que lugar de mulher é na ciência, sim!

Por Júlia Warken
Atualizado em 21 jan 2020, 14h36 - Publicado em 16 fev 2016, 12h55

Há um ditado africano que diz: “Se você educar um homem estará educando um indivíduo, mas se você educar uma mulher você estará educando toda uma nação”. E não é por acaso que essas garotas inspiradoras nos mostram o quanto isso é verdade! Nascidas em países onde a desigualdade de gênero é assombrosa, essas cinco mulheres conseguiram ganhar prestígio profissional e hoje se dedicam a mudar a realidade de outras pessoas. Maravilhosas!

Rapelang Rabana, tecnologista, África do Sul

Reprodução Reprodução

Especializada em ciências da computação, ela é uma das empreendedoras mais respeitadas da área na África do Sul. Rapelang é uma das fundadoras e CEO da Yeigo Comunications, a primeira companhia do país a oferecer chamadas de áudio gratuitas através da internet (via VoIP). A partir daí, ela ganhou notoriedade internacional e firmou parcerias com grandes empresas para o desenvolvimento do ReKindle Learning, plataforma de educação integrada online. Em 2013 ela estampou a capa da Forbes Africa (à direita na foto acima) e figurou na lista dos 30 jovens empreendedores mais influentes do continente. Like a boss!

Nagwa Abdel Meguid, geneticista, Egito

Ela é reconhecida por liderar pesquisas a respeito de mutações genéticas ligadas a síndromes como o autismo e a síndrome do X frágil. A importância de suas descobertas rendeu a ela o Prêmio L’Oreal UNESCO para Mulheres na Ciência na África e Oriente Médio, em 2002. Desde então, Nagwa tem se dedicado a projetos que ajudam crianças com necessidades especiais e também participa de grupos que promovem o empoderamento feminino.

Juliana Rotich, tecnologista, Quênia

View this post on Instagram

My last talk of the year at Internetdagarna. 📷@jmjobring

A post shared by Juliana Rotich (@julesrotich) on

Motivada pela onda de violência gerada nas eleições quenianas de 2007, ela foi uma das criadoras do app Ushahidi, que permite denunciar crimes e indicar o local do ocorrido via Google Maps. Também é fundadora da plataforma iHub, canal de troca de informação e facilitador de startups ligados à tecnologia. Juliana é membro do seleto TED Senior Fellow (grupo de embaixadores classe A do TED) e do World Economic Forum, para assuntos ligados à tecnologia. Não é por nada que ela já tenha sido apontada pelo The Guardian como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. You go, girl!

Continua após a publicidade

Nashwa Eassa, fisicista, Sudão

Especialista em nanotecnologia, ela recebeu este ano um prêmio da Fundação Elsevier por sua atuação como cientista. Nashwa é professora na Universidade Al Neelain, em Cartum e está envolvida em um projeto que busca alternativas para o tratamento de água através da radiação solar. Ela também é a fundadora do Sudanese Women in Sciences, ONG que visa incentivar mulheres sudanesas a se envolverem na ciência.

Godliver Businge, engenheira civil, Uganda

Especialista em saneamento, ela treina mulheres através de uma organização linda chamada Global Women’s Water, que capacita mulheres e visa melhorar o saneamento e o acesso à água em zonas pobres. Junto com uma equipe de mulheres, Godliver percorre países como Uganda, Tanzânia e Quênia para implementar o projeto em zonas rurais onde há carência de tudo. Ela foi reconhecida pela Reuters como uma das mulheres mais influentes do mundo para assuntos ligados à água (Female Water Role Model).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.