Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

5 atitudes que vão tornar seu filho um adulto melhor

Pequenos gestos ajudam as crianças a adotarem um bom comportamento

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 15 jan 2020, 01h22 - Publicado em 24 set 2014, 21h00

Além da escola, onde os pequenos começam a estimular a vida social, é em casa que eles adquirem noções básicas de respeito pelos amiguinhos, familiares e todos aqueles que os rodeiam. Por isso, é essencial que os adultos deem o exemplo e adotem atitudes positivas diante de seus filhos. Procurar manter o bom humor, cumprimentar o vizinhos, sempre iniciar um pedido com “por favor” e finalizar com um “obrigado” são alguns hábitos que, com o tempo, as crianças também passam a incorporar no dia a dia.

Para auxiliar mamães e papais nessa tarefa, listamos 5 atitudes que ajudam as crianças a crescerem mais conscientes, tornando-se, assim, um adulto melhor.

1 – Seja o modelo

Os filhos são espelhos dos pais. Apesar de clichê, a frase é pura verdade. As crianças observam tudo e acabam colocando em prática boa parte do que veem um adulto fazer. Se ele recebe carinho e atenção de seus familiares, com certeza vai replicar esses atos positivos com os colegas e professores na escola. E não se esqueça: quando necessárias, as broncas também são essenciais para a boa educação.

2 – Conviva e colabore

A amizade com os amiguinhos e vizinhos também ajuda no desenvolvimento. Por isso, é muito importante incentivar o convívio social da criança. Estipule horários para brincadeiras dentro e fora de casa e sempre converse com os professores para saber sobre o comportamento do seu filho no colégio.

3 – Imponha limites

Não seja 100% permissivo. Os limites são necessários para que os pequenos saibam a importância das regras e, também, aprendam a lidar com frustrações desde cedo. A dica é manter uma rotina regrada, uma criança saudável deve ter hora para dormir, comer, estudar, brincar…

4 – Converse muito

Evite o castigo sem explicações. Se o seu filho fez algo de errado, converse e aponte o que ele poderia ter feito diferente. Além disso, procure discutir temas do dia a dia, mostrando a melhor maneira da criança agir diante de determinada situação.

5 – Demonstre amor e carinho

Del Valle acredita que, com carinho, amor e boas atitudes é possível construir um mundo muito melhor. Por isso, mostre a admiração que você sente por seu filho sempre que tiver oportunidade – seja no beijo de bom dia, nas cócegas durante a brincadeira ou até quando é preciso dar uma bronca. Quer fazer uma demonstração de carinho agora? Então acesse o Mural do Orgulho da Del Valle e mostre porque seu filho é motivo de tanto orgulho para você. Participe!

Publicidade