4 práticas para manter o corpo sadio e livre de toxinas energéticas
Aprenda a harmonizar a sua aura e os seus chacras para ter mais tranquilidade e disposição no dia a dia.
Sempre que sentir necessidade, pratique a respiração prânica por cinco minutos. Você vai se sentir com mais energia.
Foto: Getty Images
1. Ioga do supercérebro
Por que fazer
Para estimular o cérebro.
Quantas vezes
Duas vezes ao dia.
Benefícios
Contribui para a melhora da memória, do raciocínio e do aprendizado. Os chacras básico (que está na base da coluna) e esplênico (situado entre os genitais e o umbigo) são harmonizados, liberando maior energia para os chacras superiores, como o da garganta e o da coroa, que cuidam da tireoide e do cérebro, respectivamente. Tudo isso favorece o fluxo energético criado na massa cinzenta.
Como fazer
1. Em pé, leve a mão esquerda até a orelha direita. Gentilmente, aperte o lóbulo com o polegar na parte de fora e o indicador na parte de dentro. Depois, cruze o braço direito sobre o esquerdo e aperte com a mão direita o lóbulo esquerdo, usando os dedos da mesma forma.
2. Leve a língua ao céu da boca e mantenha as pernas ligeiramente afastadas – a abertura é um pouco maior do que a largura dos quadris.
3. Agache inspirando e levante expirando. Repita 14 vezes (quem não puder agachar pode usar uma cadeira para se sentar enquanto abaixa).
2. Banho de água e sal
Por que fazer
Para se livrar de sensações de desânimo, angústia, estresse, em momentos de muito cansaço ou quando estiver se sentindo energeticamente fraco.
Quantas vezes
Duas vezes por semana, no máximo.
Benefícios
Faz uma limpeza geral da aura e dos chacras.
Como fazer
Chuveiro: ponha dez gotas de óleo essencial de lavanda em 1 quilo de sal fino. Esfregue a mistura no corpo molhado. Deixe-a agir por dois minutos e enxágue. Se tiver com alguma dor, esfregue o sal nessa parte do corpo durante dois minutos. Depois, tome seu banho.
Banheira: misture 2 quilos de sal fino à água e, se quiser, acrescente dez gotas de óleo essencial de lavanda ou de melaleuca. Lave também a cabeça com essa água. Permaneça na banheira por 20 minutos.
3. Técnica do perdão
Por que fazer
Para perdoar ou para ser perdoado.
Quantas vezes
Todos os dias até perceber a mudança.
Benefícios
Limpa os chacras gástrico (aquele que zela pelo estômago, pâncreas e fígado), coronário e cardíaco (opera no coração, na circulação e com a energia do amor).
Como fazer
1. Fique sozinha por cinco minutos. Com os olhos fechados, imagine na sua frente a pessoa que magoou você ou a quem deseja pedir perdão.
2. Olhe-a nos olhos e diga mentalmente: namastê (“eu reconheço a divindade em você”).
3. Depois, ainda em pensamento, diga a ela: “Você me fez sofrer (desabafe toda a sua dor), mas errar é humano e todos nós erramos. Eu perdoo você”. Se quiser pedir perdão, faça da seguinte forma: “Eu magoei você (diga o erro que cometeu), mas errar é humano e todos nós erramos. Eu peço o seu perdão. Por favor, me perdoe”.
4. Olhando-a nos olhos, repita seis vezes: “Eu perdoo você” ou, então, “me perdoe”.
5. Agora diga: “Namastê! Vá em paz! Om shanti, shanti, shanti, Om (este é o mantra que evoca a paz).
6. Para finalizar, imagine a pessoa indo embora com tranquilidade.
4. Respiração prânica
Por que fazer
Para se sentir com mais energia no dia a dia.
Quantas vezes
Sempre que sentir necessidade. Faça a respiração por cinco minutos.
Benefícios
Harmoniza o chacra do plexo solar e acalma.
Como fazer
Inspire em seis tempos, segure em três, expire em seis e segure em três. Mantenha o mesmo ritmo em todo o processo.