PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

4 maneiras de estimular a inteligência do bebê

Confira as nossas dicas e saiba como desenvolver a inteligência do seu filho

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 00h57 - Publicado em 11 jul 2012, 22h00
Reportagem: Daniela Folloni - Edição: MdeMulher
Reportagem: Daniela Folloni - Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Toda brincadeira deve ser recheada de afeto
Foto: Getty Images

Qualquer mãe torce para que o filho seja inteligente. Afinal, ter uma mente rápida e esperta é passaporte para o sucesso tanto na vida escolar quanto nos desafios profissionais lá do futuro. Confira as atitudes que você precisa ter para seu bebê ser mais inteligente e feliz:

1. Não iniba a curiosidade dele com frases do tipo: “Você não tem idade”. “Você não entende nada.” Também evite ficar na linguagem infantil ou só apresentar personagens desse universo. Dá para mostrar flores, obras de arte.

Continua após a publicidade

2. Segure o ímpeto de rotular a criança, dizendo que ela não leva jeito para isso ou aquilo. “Até os 3 anos, tudo é passível de ser desenvolvido”, garante a especialista em estimulação Julia Manglano. Ela conta que já presenciou até bebês de temperamento mais parado se destacando em esportes depois de receberem estímulos motores.

3. Nos primeiros 2 anos de vida do seu filho, procure passar o máximo de tempo com ele. “Desde o nascimento, os estímulos têm de estar aliados à parte afetiva. O mais importante é o amor que o pai e a mãe demonstram. Sem isso, até existe um desenvolvimento, mas ele perde muito da sua eficácia”, avisa Julia. Então, reserve momentos só para curtir o filhote. No fim de semana, coloque as outras atividades em segundo plano. Delegue, por exemplo, os afazeres de casa para uma funcionária, mas faça questão de dar a comidinha ou brincar com seu filho.

4. Toda brincadeira deve ser recheada de afeto, pois essa é a maior necessidade de uma criança. É importante que você esteja focada no momento que pretende passar brincando com seu bebê. Não vale atender celular nem ficar preocupada com outras coisas, ok? “O bebê está ligado em tudo. Ele percebe se a mãe está ou não atenta a qualquer expressão dele”, avisa Julia.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.