4 ideias para se inspirar na hora de decorar com papel de parede

Nesta nova fase, o item de decoração assume uma forma mais versátil e pode enfeitar e alegrar o ambiente de salas, quartos e até escritórios!

Os dias de glória do papel de parede estão de volta. Nesta nova fase, ele enfeita salas, quartos e até escritórios com cores, figuras e grafismos, dando um toque de modernidade ao ambiente. Por isso listamos 4 ideias para se inspirar na hora de decorar o quarto com papel de parede, confira:

1. Estilo Tropical

Divulgação/La Estampa/MCA Estúdio Divulgação/La Estampa/MCA Estúdio

A estampa contribui para alegrar o cômodo ao mesmo tempo que provoca sensação de amplitude. Segundo a arquiteta Paula Neder, do Rio de Janeiro, o ideal é cobrir apenas uma parede – a de trás da cama ou uma do hall, por exemplo. “Assim, o espaço fica marcante, mas você não enjoa do desenho facilmente”, explica.

2. Estilo Geométrico

Divulgação/André Nazareth Divulgação/André Nazareth

Nem sempre o papel precisa tomar a parede toda. No caso da sala de jantar da arquiteta Cristiane Passos, do Rio de Janeiro, a estampa faz as vezes de painel. “Escolha uma área para evidenciar, como esta, próxima à mesa, ou a do sofá”, explica. A opção, além de elegante, é econômica. “O investimento será mais baixo do que comprar um quadro legal e dá bossa ao ambiente”, diz a arquiteta carioca Renata Bartolomeu, responsável pelo quarto abaixo. Quer valorizar ainda mais a superfície? Experimente instalar spots de luz direcionados.

3. Estilo Preto e Branco

Divulgação/André Nazareth Divulgação/André Nazareth

Estampas em p&b permitem maior ousadia: invista em formas e texturas mais elaboradas. “É uma combinação clássica que vai bem com mobiliário colorido”, diz a designer de interiores Beatriz Kato, do Rio de Janeiro, criadora da sala. Prefira, no entanto, móveis com desenho reto para não sobrecarregar o espaço. “Não precisa ter medo. Dá até para pendurar quadros na parede, desde que tenham poucos detalhes e sejam predominantemente brancos”, ensina a arquiteta carioca Thais Meireles, do estúdio carioca Pro Arquitetura, que assina este escritório.

4. Estilo Infantil

Divulgação/Nature Light Photo Divulgação/Nature Light Photo

Cores são lúdicas e funcionam muito bem em quartos de criança. Nesse caso, o papel de parede deve ser escolhido primeiro, antes de toda a decoração. Com base nele, virá a cartela de tons para móveis e tecidos. No ambiente ao lado, por exemplo, o azul da bola de sorvete foi repetido no berço. Se quiser inovar, adicione um papel com desenho diferente em outra parede. “Certifique–se de que as cores sejam semelhantes”, sugere a arquiteta Cintia Shiguio, do Gruu Arquitetura, em Campinas (SP).