4 atividades físicas para as crianças se exercitarem
O videogame pode ser bem interessante, mas às vezes é bom levar os pequenos para praticar um esporte ou outra atividade que não precise da tecnologia. São ótimas para a saúde deles e também garantem a diversão!
Ok, a gente sabe que criança adora jogar videogame ou passar horas no computador. Mas os pequenos precisam movimentar o corpo para se desenvolverem plenamente. Encontrar uma atividade física de que eles gostem é uma boa maneira de diminuir o tempo diante das tentações tecnológicas. Esportes melhoram a coordenação motora, a atenção e ainda previnem a obesidade infantil, explica a pediatra Renata Castro, da Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo. A especialista também ressalta que se dedicar a uma atividade física ensina a garotada a trabalhar em equipe e a vencer a timidez. Confira quatro opções bem bacanas e decida qual é a melhor para seu filho:
Natação
É um esporte considerado completo, pois trabalha todos os mecanismos fisiológicos, como a capacidade respiratória e o sistema cardiovascular, explica Rodrigo Ambonate Lopes, reabilitador físico da rede Lucy Montoro, de São Paulo.
Quando dá para começar a praticar: a partir dos 6 meses
É ideal para crianças: inquietas, com falta de concentração, mas que, quando motivadas, se empenham na atividade proposta.
Capoeira
Estimula o controle emocional. O aluno precisa observar os movimentos do outro para se defender. Também trabalha a musicalidade e ensina sobre nossa história, pois era praticada por escravos, relata Wellington Nelson Fernandes, mestre da Capoeira Berim Brasil, de São Paulo (SP).
Quando dá para começar a praticar: a partir dos 3 anos
É ideal para crianças: tímidas. Na roda de capoeira, ninguém é julgado por suas limitações. O respeito pelo outro é muito valorizado.
Ioga
Desenvolve a flexibilidade, a consciência corporal e espacial. A ioga também é ótima para os pequenos, porque aumenta a capacidade de concentração, o autocontrole e a confiança em si mesmo, explica Priscila Carrara, professora da Oficina Toka, de São Paulo (SP).
Quando dá para começar a praticar: a partir dos 3 anos
É ideal para crianças: muito ansiosas, hiperativas ou com dificuldade de se concentrar na escola. Também é ótima para diminuir a agressividade.
Balé
A mais clássica das danças exige disciplina e estimula a musicalidade. O bom comportamento e a postura correta também são desenvolvidos desde cedo, explica Samanta Medina, do Studio Samanta Ballet e Dança, de Porto Alegre (RS).
Quando dá para começar a praticar: a partir dos 3 anos
É ideal para crianças: retraídas, com dificuldade para se expressar e que precisam aprender a ter mais disciplina.