Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

18 dicas incrivelmente úteis para facilitar sua vida doméstica

Um truque ou outro já ajuda bastante, não é?

Por Gabriela Kimura Atualizado em 21 jan 2020, 10h32 - Publicado em 7 Maio 2016, 03h00

A gente sabe que morar sozinha não é tarefa fácil. Além de ter que dar conta de manter o banheiro sempre com papel higiênico, as contas em dia e a geladeira com uma quantidade aceitável de comida, você ainda tem que se virar para fazer uma boa limpeza na casa com frequência. A boa notícia é que algumas tarefas são mais simples do que parecem!

1. Se você usa tábua de madeira, limpe-a com limão e sal grosso

https://www.instagram.com/p/BFB4e2_MMWR/

Espalhe o sal pela tábua e esprema meio limão por cima. Aproveitando a metade do limão que já está espremida, vá esfregando o sal por toda a tábua. Enxague tudo com água quente, sem deixá-la de molho. Deixe secar totalmente e repita o procedimento uma vez por semana – se você usar muito a tábua, claro.

2. Combina bicarbonato de sódio e vinagre para limpar o fogão

View this post on Instagram

Das sagt der Mai: Arbeit, Arbeit, Arbeit, Liebe, Spaß und ein Zen-Zuhause bauen. Dann Sommer. Dann raus. #yes #imissmyblog #linkinbio #DIY #interior #kitchen #kitchenlife #bauhaus #green #greens #oven #paint #painting #floorpaint #tiles #interiordesign #home #zen #zenlife

A post shared by Anna Niestroj (@anna_niestroj) on

Quem disse que você precisa mais do que esses dois itens? É só tirar as grades do forno, colocar o bicarbonato e fazer uma pasta com o vinagre. A mistura vai borbulhar e isso é bom: significa que a limpeza está acontecendo! Deixe por alguns minutos e esfregue para remover toda a sujeira. Se precisar, repita até tirar a sujeira por completo.

Veja mais: Aprenda como fazer 11 misturas naturais para limpar a casa

3. Chega de poeira nas suas telas

View this post on Instagram

Faxina acabada e casinha plim. Agora é hora do rango. #sala #faxina @acasadecimaa

A post shared by A Casa de cima (@acasadecimaa) on

A TV e o computador podem ficar meio ~nojentinhos~ depois de certo tempo, principalmente pela ação de dedinhos e pó que rola nesse lugar. Não precisa de muita coisa não: se tiver um filtro de café, isso já resolve o problema. E não vão ficar com fiapos como os panos!

4. Adeus às manchas de copo na mesa de madeira

https://www.instagram.com/p/99Afa5Kr1F/

Sim, isso é o terror de quem tem uma “leve” compulsão por manter sua mesa em bom estado. Mas não se desespere: o segredo é usar seu secador para sumir com essa mancha horrorosa. Seque até sumir a água e use azeite para finalizar – mas só um pouquinho.

5. Como dobrar o temível lençol de elástico

Parece tarefa de outro mundo, não é? Ainda bem que não é!

6. Box brilhando

Não precisa de muito não: com vinagre, sabão em pó, álcool, bicarbonato de sódio e água você cumpre aquela tarefa de limpar o box do banheiro sem sofrimento.

7. Micro-ondas sem gordura

View this post on Instagram

Deodorizing and cleaning my microwave today. I do this every once in a while. Very easy way of doing it. A bowl of equal parts vinegar and water with a lemon cut in half. I cook this in the microwave until rolling boil, then stop it. Keep the door closed and let the steam do it's thing. Once bowl is cool enough, take it out and wipe down inside of microwave. #cleaninghacks #lemonandvinegar

A post shared by Jenny Burgess (@burgesshillfarms) on

Como a gente bem sabe que a vida cotidiana pode ser corrida, o micro-ondas é sempre o parceiro ideal para as refeições. Depois de certo tempo – principalmente se você não for adepta de usar a tampa -, restos de comida podem ficar ali. O jeito é usar um pote que possa esquentar com 150ml de água e três rodelas de limão, deixando dentro do aparelho por 4 minutos. Passe uma esponja com algumas gotinhas de detergente e voilà!

Veja mais dicas para deixar sua cozinha limpa e cheirosa

8. Chuveiro sujo? Nunca mais!

View this post on Instagram

Using a plastic bag and a rubber band, fill the bag with some plain white vinegar and rubber band it around your shower head. Leave it overnight and you won’t have to even scrub. All the hard water deposits will be gone. If you do this periodically, you will always have a good flowing shower head and you will never have to scrub it #showerhead #rubberband #vinegar #scrubbing #cleaning #bakingsoda #deepcleaning #cleaninghacks #lifehacks #cleaningtime

A post shared by Water Liberty (@waterliberty) on

Sim, basta um saco plástico (que não esteja furado, claro) e vinagre para atingir a perfeição de desentupir os buraquinhos pelos quais a água passa. Coloque vinagre o suficiente para cobrir quase toda a ducha. Prenda o saco com um elástico e deixe a magia acontecer por uma hora. Use um pano úmido para limpar totalmente.

9. Recolhimento de pelos pela casa

View this post on Instagram

Ball of fur! 😍 Bola de pelos! 🐶🐾🙈 #boladepelos #balloffur #pomeranian #spitzalemao #spitz #lulu #lulupomerania #pompup_feature

A post shared by Valentino e Salvatore (@trupedoslulus) on

Continua após a publicidade

As amantes e donas de pet fofíssimos sabem o drama de ter pelos em todos os cantos. E também o quanto tirar isso pode ser chato! O segredo é usar uma luva de borracha, daquelas amarelonas clássicas, para ir recolhendo a pelagem do sofá, do chão e todos os outros lugares.

Veja também: Casa limpa sem fazer mal ao seu pet

10. Limpando manchas de esmalte pela casa

https://www.instagram.com/p/_WeglYILjU/

Tudo bem: lá estava você, toda linda fazendo as unhas quando, de repente, o pote de esmalte se jogou desesperadamente para o seu chão recém-faxinado. Antes de sair arrancando seus cabelos, teste essa ideia:

  • Deixe um pouco de removedor de esmaltes em cima das manchas por mais ou menos um minuto e remova o excesso com papel-toalha.
  • Limpe com uma borracha mágica (aquelas feitas de melamina).
  • Se ainda houver esmalte, aplique um pouco de spray para cabelos, deixe por um minuto e remova com papel-toalha.
  • Finalize passando um pano embebido em água morna e sabão.

11. Aproveite o micro-ondas para limpar as esponjas da pia

View this post on Instagram

#CleaningHacks Microwave dirty sponge to neutralize bacteria. Have a dish sponge with tons of useful life left—only you don’t want to touch it? Dampen the sponge, then pop it in the microwave on high for 60 seconds to kill bacteria. (via @TheKrazyCouponLady) #InstaClean #CleaningServices #HomeDetailing #DeepCleaning #RecurringCleaning

A post shared by West Domestic (@west_domestic) on

Aquele pedacinho mágico que deixa suas louças brilhando também acumula germes. E o jeito mais fácil de resolver isso é colocá-la no micro-ondas por 2 minutos, deixando esfriar depois. Você pode simplesmente trocar, mas isso não significa evitar os germes todos.

12. O temido ralo da pia

View this post on Instagram

Cozinha ja esta plim✨😛 #plim #pialimpa #cozinhaarrumada #quartafeira #donadecasaeusou #ceodolar #larfeliz #coachdolar

A post shared by Vann Ferreira (@mulheresnaintegra) on

É comida, gordura, líquidos e sabe-se mais o que fica ali. Apesar do drama, limpar é preciso: coloque ½ xícara (chá) de bicarbonato de sódio no ralo e despeje 1 xícara (chá) de vinagre branco em cima. Vai borbulhar mesmo, então, aproveite o tempinho de ação para esquentar água. Quando já estiver fervendo, despeje a água direto na região.

13. Como limpar o filtro de barro

Ter água fresquinha todos os dias é ótimo! Pena que a gente esquece de limpar e trocar o filtro, não é mesmo? cheeky

14. Sim, vamos aspirar o seu colchão

https://www.instagram.com/p/BFEiwrOA-oh/

A gente esquece que, no lugar onde dormimos, não basta apenas trocar os lençóis e pronto. De tempos em tempos o ideal é fazer uma faxina das boas no colchão e nos travesseiros (veja o próximo item). Deixe-o ~nu~ e passe o aspirador. Polvilhe bicarbonato de sódio por toda a extensão e deixe agir por 35 – 40 minutos. Usando uma esponja macia, esfregue bem todo ele, inclusive as dobras. Espere mais 10 minutos e aspire. Dica: faça giros na horizontal (trocar lado dos pés pelo da cabeça) e vertical (inverter o colchão) a cada três meses para evitar que ele afunde em um lugar só.

15. Cafeteira nova em folha

https://www.instagram.com/p/BFEU46wNET6/

Combine partes iguais de vinagre e água para colocar no lugar de despejar a água. Encaixe o filtro de papel e ligue a máquina para começar a filtrar. Faça isso até atingir metade da água e desligue por 30 minutos. Ligue novamente e finalize. Aguarde mais 30 minutos após o final, coloque água pura no local e faça o processo novamente.

16. Escovas de dentes sem bactérias

View this post on Instagram

Everything else seems to cleaned about once a week, but somehow these guys get skipped. Into a bath of peroxide and a drop of thieves you go. Good by germs! #youngliving #younglivingessentialoils #thieves #thievesforeverything #thievesoil #thievesessentialoil #germsbegone #toothbrush #cleantoothbrush #clean #happylife #healthylife

A post shared by >>>Heather<<< (@heather.m.mcculloch) on

Além de precisar trocar a sua a cada três meses, você também pode higienizá-la com água e vinagre, na proporção de 1:2 (1 parte de vinagre para 2 de água). Deixe por 30 minutos e lave em água corrente. Descubra o lugar certo para deixá-la limpa e cheirosa no seu banheiro.

17. Dê uma boa lavada nos seus travesseiros

View this post on Instagram

Want to see what my laundry room looks like when it's covered in piles of laundry? I'm sure you do! . Head over to my blog (link in profile) and read all about how I'm staying on top of seasonal allergies and getting my spring cleaning done with #allfreeclear. 🐕🌳🌻 . 📷 @housewife2hostess #springcleaning #laundryroom #all #blackandwhitestripes #backandgold #cleaninghacks #ad #laundrypiles

A post shared by Chelsey Curtis (@chelsey.curtis) on

Eles acumulam poeira, suor, pele morta e ácaros enquanto você dorme, todos os dias. Para dar uma geral neles, lave-os na máquina de lavar a cada seis meses – se eles forem de poliéster ou pluma de ganso (caso contrário, dê uma olhada na etiqueta deles). Leve-os em dupla para a máquina, sem fronha nem capa, deixando-os na vertical. Escolha o ciclo frio e adicione mais sabão líquido do que normalmente. E vinagre no lugar do amaciante faz com que a limpeza seja bem completa! Para secar, disponha-os na horizontal.

18. Aproveitando, lembre-se de limpar a máquina de lavar!

Fato: de tempos em tempos é preciso limpar aquilo que a gente usa para limpar outras coisas. Afinal, onde você acha que vai parar a sujeira?

 

Continua após a publicidade
Publicidade