Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

11 passos para resgatar a vida a dois após o nascimento dos filhos

Não é fácil. Tampouco impossível. Depois de começar, vocês vão lembrar como é bom estar juntos de novo. E não vão querer parar!

Por Larissa Purvinni (colaboradora) - Atualizado em 22 out 2016, 17h18 - Publicado em 5 nov 2015, 13h36

Quando o bebê nasce, a vida a dois pode ficar em segundo plano. Por isso, é importante lembrar que, antes de se tornarem pais, vocês são marido e mulher. Veja o que fazer

1. Conversem sempre

Não espere que o companheiro tente adivinhar o que passa em sua cabeça ou como você se sente. Se algo a incomoda ou a magoa, converse, com delicadeza, sem cobranças. E abra espaço para que o parceiro fale também. Mágoas e ressentimentos afastam, diálogo reaproxima.

2. Priorize o casamento

Provavelmente você não se sente culpada quando precisa que alguém fique com seu filho se vai trabalhar ou tem algum assunto importante para resolver. Preservar seu casamento é um compromisso tão importante quanto qualquer outro. Se os avós não estão disponíveis, reveze com amigos que têm filhos, por exemplo.

3. Hora da cama

Talvez vocês estejam cansados demais quando a criança finalmente pegar no sono. Estabeleça uma rotina em que seu filho não vá dormir tarde demais. À medida que ficam mais velhas, as crianças são capazes de compreender que “agora é hora de dormir para a mamãe ficar com o papai”.

Continua após a publicidade

4. Sessão da tarde

Se à noite fica complicado demais, talvez as manhãs sejam um bom momento para transar. O importante é encontrar oportunidades de estar juntos.

5. Aceite as interrupções

Sim, o bebê vai chorar. E talvez vocês tenham de parar o que tinham começado. É chato, mas não precisa ser um drama nem um motivo para nunca começar nada. Tentem rir da situação: quanto mais leveza, melhor.

6. Falar pode ajudar a fazer

Se vocês estão cansados demais para qualquer avanço, experimentem falar do que gostariam de fazer caso tivessem energia. Às vezes, isso já é suficiente para vencer o cansaço. Se não for, é gostoso também.

7. Intimidade não precisa ser sexo

Procurem estar próximos fisicamente, dormir abraçados, fazer carinho, massagem… São maneiras de manter a conexão. Uma coisa pode levar a outra.

Continua após a publicidade

8. Tem mensagem pra você

Recados amorosos durante o dia mantêm a chama do casal acesa. Mesmo que seja um <3.

9. Redescubra os espaços da casa

Quando vocês eram mais jovens, talvez fosse mais comum explorar lugares não convencionais, como o banco do carro. Se uma oportunidade e o desejo surgirem…

10. Foque no momento

Sim, vocês têm muitas coisas para cuidar e pensar, mas elas podem esperar meia hora ou três horas, para um cinema e um jantar.

11. Mude de assunto

Evite falar sobre as crianças o tempo todo. É quase automático, mas vocês têm outros interesses. Falem de vocês, pergunte como o parceiro está, como foi o dia, planos que não envolvam necessariamente os filhos.

Publicidade