11 novos usos para o pote de vidro vazio
Com criatividade, o recipiente se transforma em itens decorativos, funcionais e cheios de charme
Esvaziou o pote de azeitona ou palmito? Nada de jogá-los no lixo. Primeiro, lave-os bem. Depois, transforme-os em objetos super úteis e graciosos. Eles podem virar vaso, porta-aperitivo, porta-vela, porta-talheres e até organizadores de ítens de beleza ou costura.
Eu sou a maior fã de sacadas criativas assim. Costumo dizer que dar novas funções aos objetos é o que há de mais bacana, pois trás personalidade para a decoração do ambiente.
Outro dia, sugeri para uma amiga, que receberia pessoas em casa, intercalar estes potes de vidro com flores em toda a extensão da mesa, formando um centro de mesa charmoso. Ela me contou no dia seguinte que os convidados notaram e ficaram surpresos com a originalidade daquela composição. Abaixo, te ensino a montar um arranjo assim – e ainda customizer o seu pote.
Ao colocar essas ideias em prática, evitamos o disperdício (o meio ambiente agradece!), e, de quebra, criamos objetos decorativos e funcionais para a casa. Inspire-se nas imagens a seguir!
1. Aproveite os vidros para plantar ervinhas e crie uma horta compacta e original. É certo que elas vão ficar fresquinhas por mais tempo do que se estivessem na geladeira
2. Opção boa e barata para presentear alguém especial. O acabamento de kraft na tampa dá charme extra ao pote de vidro com cookies. Também vale para armazená-los em casa depois de abertos.
3. Água, vela tipo rechaud e pote de vidro é o que você precisa para reproduzir esta ideia. Decora (e ilumina, claro!) o centro da mesa, uma mesinha lateral ou bistrô. Arremate com um laço ou nó de sisal ou ráfia na “boca”do pote.
4. Vidros vazios podem se transformar em vasos pendentes. Amarre fita de cetim (ou algum fio mais firme) na “boca do pote”, como mostra a foto, e crie um jardim suspenso.
5. Utilize o vidro como vasinho e prenda-o com abraçadeira de metal em um pedaço de madeira, que fará as vezes de moldura.
6. Cotonete e algodão podem ganhar novos recipientes.
7. Um novo jeito de organizar os temperos: em potes. Cole tags adesivas com o nome de cada um. Assim fica fácil identificá-los!
8. Vale qualquer arranjo de flores – misturadas ou de um só tipo. A dica especial aqui é customizar o pote com uma faixa de renda, juta ou retalho de tecido de sua preferência. (Foi um assim que sugeri para a minha amiga no episódio que comentei na abertura deste post!).
9. Olha como potes de azeitona acomodam canudos com graça. No arremate, um pedaço de juta com laço de fita por cima.
10. Vidros amarrados com tecido acomodam talheres num serviço à americana.
11. Pequenos potes são ideais para servir temperos, molhos e pestos em dias de receber em casa.
*Beatriz Koch edita o caderno Comida&Bebida de CLAUDIA e mostra aqui, aos sábados, ideias para decorar a casa e receber com muito charme. Mande as suas dúvidas pelo Instagram @beatrizkoch ou pelo e-mail beatriz.koch@abril.com.br