O informal virou a nova norma culta? Bem, na internet tudo pode e até o importante dicionário britânico Oxford se rendeu ao poder das gírias criadas na rede mundial de computadores. E todo ano são inclusas novas palavras na versão online da publicação. As de 2015 são – no mínimo – interessantes. Vem ver:
1. Bitch Face
No bom português “cara de uó”, Bitch Face é usada para designar quando uma pessoa faz aquela cara de “sou melhor do que você, querida”.
2. Mic Drop
Expressão usada quando alguém não está feliz com alguma coisa ou situação e “joga o microfone no chão” que, em outras palavras, quer dizer que essa pessoa está pouco se importando com a opinião alheia e quer tocar o terror.
3. Manic Pixie Dream Girl
Essa gíria é polêmica – e sexista. Criada a partir da personagem de Kirsten Dunst no filme “Tudo Acontece em Elizabethtown”, “Manic Pixie Dream Girl” serve para designar aquelas mulheres que gostam de futebol, bebem cerveja com os garotos e são lindas, femininas, fazem tudo por “seus homens” e blá, blá, blá. Recentemente essa descrição ganhou fama ao aparecer no livro “Garota Exemplar”. A única diferença é a autora ter dado o nome de “cool girl” para o arquétipo.
4. Beer o’Clock
HORA DA CERVEJA!
5. Hangry
A junção das palavras angry (bravo, em inglês) e hungry (faminto, em inglês)! Se essa gíria fosse no nosso idioma sairia algo como “bravinto”. Ai, os neologismos! <3
6. Youtuber
Aqueles garotos e garotas que fizeram fama com seus canais no Youtube.
7. Manspreading
Quando um homem, normalmente no transporte público, deixa seu corpo todo esparramado impedindo outras pessoas, por exemplo, de sentarem no banco ao lado. Muito difícil manter as pernas fechadas, né? Virou até verbete!
8. Wine o’Clock
HORA DO VINHO!
9. Cat Cafe
Sim, existem estabelecimentos onde pessoas pagam para ter a companhia de gatos. E, sim, isso virou uma palavra.
10. Butt Dial
Aquele momento dramático quando seu celular está no seu bolso, você senta e, sem querer, ele liga para alguém. Por isso, nada de manter o número do ex na agenda de contatos, hein?!
11. Shareable
Tudo que é facilmente “compartilhável” nas redes sociais, no caso: gatos, pugs e princesas da Disney. 🙂