10 razões para você preferir comprar na loja do seu bairro
Incentivar micro e pequenas empresas faz a comunidade se desenvolver e oferecer melhores serviços
Comprar é um ato corriqueiro: todos os dias trocamos um pouco de nosso dinheiro por produtos ou serviços. Comemos fora ou adquirimos alimentos para cozinhar em casa. Compramos as roupas que nos vestem, os móveis onde descansamos, nossos instrumentos de trabalho. Mas pouca gente reflete, antes de colocar a mão no bolso, para onde vai seu dinheiro. Hoje (5), é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, uma bela ocasião para lembrar quais são as vantagens de valorizar aquele mercadinho/lojinha/café perto de casa.
1. Como já dissemos, ele fica PERTO DE CASA
Pode ir na padaria que fica na esquina da sua rua de pijama? Pode sim. Nada de filas para estacionamento caro e lotado, nada de engarrafamento, nada de filas também no caixa e atendimento impessoal.
2. São os maiores geradores de empregos no país.
De acordo com o Sebrae, 52% dos empregos formais no Brasil vêm de pequenas empresas. Se você coloca seu dinheiro nelas, está ajudando a gerar ainda mais empregos!
3. Polui menos, estressa menos e cansa menos.
Pegar o carro ou o transporte coletivo para atravessar a cidade? Que nada! Vá a pé ouvindo música.
4. Mantém o dinheiro no seu bairro.
Incentivar a movimentação econômica local ajuda na melhoria da vizinhança e faz seu bairro crescer e ficar cada vez melhor.
5. Incentiva as pessoas que realmente precisam.
Quando você compra de uma multinacional ou grande empresa, você dá seu dinheiro para alguém que já é gigante e domina o mercado. Que tal ajudar quem está lutando passo a passo para construir algo, sustentar a família e viver a vida?
6. Cria empregos perto de casa.
Quatro horas no trânsito para chegar no trabalho? Ajude a criar empregos fora do centro expandido das cidades e deixe as pessoas morarem perto do trabalho. Quem sabe até você não consegue uma oportunidade nas redondezas?
7. Cria um movimento de desenvolvimento local.
Estudos comprovam que quando você gasta seu dinheiro na vizinhança, ele volta a circular também pela redondeza, criando um movimento de geração de renda nas proximidades.
8. O atendimento é diferenciado.
O atendente não só conhece a comunidade como te conhece e sabe as suas preferências. Quer melhor coisa que chegar num lugar e pedir o de sempre e ele vir certinho?!
9. No caso da agricultura, respeita a sazonalidade e o meio ambiente.
O produtor familiar respeita o solo e produz aquilo que está na época, sem grandes intervenções na natureza. Além disso, por plantar perto do local de venda, gasta menos com transporte e pode oferecer preços mais competitivos. E comer vegetais da época, colhidos no ponto certo de maturidade e fresquinhos é tão mais gostoso!
10. É melhor para todo mundo.
Comprar do pequeno é uma forma de incentivar o empreendedor, o funcionário e melhora sua vida! Apoie os pequenos empreendimentos, valorize seu dinheiro e veja a diferença na prática 😉