CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

10 desesperos desnecessários de fim de ano

Arrumar a casa toda, onde passar as férias, encontrar todo mundo... é só fim de ano, more. Não é o fim do mundo.

Por Luciana Teixeira (colaboradora) Atualizado em 21 jan 2020, 16h58 - Publicado em 18 nov 2015, 13h53

Mal começa o segundo semestre, todo mundo começa a ficar desesperado. Não sabemos se são os panetones chegando cada vez mais cedo nos mercados, o cansaço coletivo e absoluto, ou a pressão de ser incrível durante as férias incríveis. A verdade é que muita gente, em vez de ficar feliz porque vai tirar uns dias de folga e relaxar, fica BEM estressada com o final de cada ano, como se não fosse dar tempo de fazer mais nada.

SPOILER: o ano acaba, mas os dias continuam e a vida segue, então dá pra fazer muita coisa sim.

Pensando nisso, listamos os 10 desesperos desnecessários mais comuns no final do ano:

1) Projeto verão

Reprodução/Tumblr thrsnomrcy Reprodução/Tumblr thrsnomrcy

“Beleza vem em diferentes tamanhos. Meu tamanho é bonita.”

Convenhamos: uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regularmente são MUITO mais saudáveis do que dietas malucas da moda para “ter um corpo de biquíni’. Então não é agora que você vai fazer essa maluquice.

Agora, se quiser começar a praticar alguma atividade física e/ou comer de uma forma mais saudável para investir na sua saúde, saiba que você pode começar isso a qualquer momento, ok?

2) Fim de semestre

Reprodução/Tumblr mediocrity-at-its-best-0 Reprodução/Tumblr mediocrity-at-its-best-0

Parece impossível não se estressar com o combo final de semestre + fim de ano, mas, sejamos francos: com base em todas as suas experiências anteriores, você sabe que tudo vai dar certo.

É só uma questão de organizar a sua correria 🙂

3) Encontrar todo mundo que você ainda não viu

Reprodução/Tumblr meanwhileongiphy Reprodução/Tumblr meanwhileongiphy

Se você respondeu um “a gente se vê”, “vamos marcar” e “vê se não some” para um amigo/conhecido e até agora não o viu, relaxa que o mundo não vai acabar agora (não temos nenhum registro no calendário maia sobre o assunto) e dá para ver todo mundo sim!

4) Presentes

Reprodução/Tumblr little-black-curly-hair Reprodução/Tumblr little-black-curly-hair

Pode parecer besteira, mas não precisa se desesperar – mesmo se você tiver deixado para a última hora.

Claro que é legal se preparar antecipadamente (dica: Black Friday!). Mas, novamente, com base em todas as correrias que você já enfrentou os anos anteriores, fica a certeza de que sempre dá tempo de comprar nem que seja uma lembrancinha.

Priorize as pessoas que você tem certeza que vai encontrar e que realmente quer presentear.

5) Com quem passar as festas de fim de ano

Reprodução/Tumblr dreaminglikeeinstein Reprodução/Tumblr dreaminglikeeinstein

Tente pensar, por um momento, que a teoria de que temos seis graus de separação de todas as outras pessoas do mundo é real. Desta forma, deveríamos estar todos juntos celebrando no mesmo lugar.

Como nós não aguentamos nem lugares lotados direito, não precisamos nem dizer que não dá para juntar todo mundo no mesmo lugar.

Além do mais, todo mundo sabe que da metade de dezembro até a primeira semana de dezembro vamos estar desejando “Feliz Natal e Ano Novo também” para quem a gente não viu no dia e/ou não mandou mensagem. Então: relaxe.

6) O que comer

Reprodução/Tumblr be-your--own-hero Reprodução/Tumblr be-your–own-hero

Continua após a publicidade

Ceia de Natal e Ano Novo é uma coisa maravilhosa? Claro que é. Mas a partir do momento que isso vira drama, tá na hora de repensar.

Para quem tem preguiça ou pânico de cozinhar – e está com uma grana extra -, já existem serviços que entregam a ceia completa para você.

Agora, se a grana tá curta e o tempo escasso, que tal fazer uma coisa mais simples em vez de se descabelar porque não deu pra comprar um peru a tempo? Tipo um risoto, um purê, o bom e velho arroz com feijão, até um miojo vale! Só não esquece que os deliveries de pizza não funcionam.

7) Onde passar as férias

Reprodução/Tumblr realitytvgifs Reprodução/Tumblr realitytvgifs

“Se eu quero sair e ficar bêbada? Sim!”

Nós sabemos que o “com quem passar” interfere MUITO nessa decisão. Mas também sabemos que não é sempre que existe um recesso prolongado e você pode fazer uma viagem.

Além disso, você já dividiu tantas datas especiais com seus familiares, que, uma vez ou outra, eles vão entender sua escolha de passar o Natal ou a virada de ano em outro lugar – principalmente se você intensificar os encontros ao longo do ano.

Encontrar a família ou outras pessoas queridas não deve ser uma obrigação que faz você sofrer por ir em outros locais, ok?

8) Arrumação geral da casa

Reprodução/Tumblr mavietresgaie Reprodução/Tumblr mavietresgaie

Ah, a velha ilusão de que em um dia vamos arrumar a papelada que acumulamos o ano todo, fora todas as outras tralhas espalhadas pela casa. Você até já consegue se ver perdida com todas as coisas inúteis que achou em meio a bagunça, arrependida por ter começado tudo aquilo.

Tudo bem se você não conseguir arrumar tudo em um dia. Colocar TUDO em ordem leva tempo (já a bagunça é em questão de segundos). Mas seu 2016 não vai ser pior se você esqueceu de arrumar a cama, ok?

9) Doação

Reprodução/Tumblr joselinehernandezgifs Reprodução/Tumblr joselinehernandezgifs

“Eu sou o tipo de pessoa que quer ajudar todo mundo.”

Com a arrumação da casa, aparecem muitas coisas para doar também e então rola aquele desespero de nunca saber para onde levar tudo o que foi separado para este fim, principalmente pela falta de tempo.

Com a tragédia de Mariana, em Minas Gerais, muitas unidades do Corpo de Bombeiro estão recolhendo doações para os sobreviventes.

Além disso, muitas entidades, como o Exército da Salvação, buscam as doações na porta da sua casa.

Dica para evitar o estresse no próximo ano: vá separando e doando suas coisas sempre que comprar uma roupa ou sapato novo, por exemplo. Todos os dias têm alguém precisando de algo que você não usa mais ou está parado na sua casa.

10) Zerar as dívidas

Reprodução/Tumblr sensual-chase Reprodução/Tumblr sensual-chase

Tá, isso é bem desesperador, para falar a verdade.

A notícia boa é que dezembro traz 13º salário, dissídio e empregos temporários. Então, se você estiver disposta e se organizar direitinho, dá para quitar as dívidas e ainda juntar uma graninha.

Para quem quiser contar com a sorte, ainda tem a mega da virada… wink

Continua após a publicidade

Publicidade