10 brincadeiras para fazer em casa com as crianças nas férias
Não dá para sair todos os dias para fazer algo diferente, então que tal entreter os pequenos no conforto do lar?
Chegam as férias e, com elas, a preocupação mais comum de mães e pais de crianças pequenas: como mantê-las entretidas, já que elas são acostumadas a sempre fazer algo legal na escola? Sair o tempo todo para algo diferente em shoppings e parques é muito difícil; além de ficar caro, nem sempre mães e pais conseguem tirar férias junto com os recessos escolares. A solução, então, é armar o máximo possível de atividades em casa.
Trazemos aqui dez sugestões de brincadeiras caseiras simples de produzir e muito gostosas para a família toda. A lista foi montada com a ajuda das psicopedagogas Ana Carla Freitas, Bárbara Trindade e Zuleica Dias.
–> Até 2 anos de idade
– Teatrinho de fantoches (a partir dos 6 meses)
Trabalha o interesse do bebê por cores, movimentos, sons e vozes.
Como fazer: Com um fantoche em cada mão ou um dedoche em cada dedo, crie diálogos entre os bonecos e envolva o bebê na conversa. Faça vozes diferentes, use os bonecos para fazer carinhos e dar beijinhos nas bochechas, nos braços e nas pernas do bebê. Pode improvisar os brinquedos com meias: basta desenhar olhos, nariz e boca nos lugares corretos. Os bebês acreditam e adoram!
Por quanto tempo: Cerca de 15 minutos; depois disso, o bebê perde o interesse.
– Pica-papel (a partir dos 6 meses)
Uma brincadeira absolutamente simples, que pode ser feita a qualquer momento e mais de uma vez por dia.
Como fazer: Coloque muitas folhas ao redor do bebê e permita que ele as amasse e rasgue livremente. Quando ele parecer entediado, pegue as que já estão aos pedaços e jogue-as para cima, fazendo uma chuva de papel. Incentive-o a começar de novo – mas sem forçar, hein?
Por quanto tempo: Isso quem decide é o bebê: enquanto ele tiver vontade, deixe a brincadeira rolando.
– Blocos de montar (a partir de 1 ano)
Que criança não adora brincar de construir com blocos?
Como fazer: Dê para a criança muitas peças de conjuntos de blocos de montar e deixe que ela as explore livremente, sem modelos a serem seguidos.
Por quanto tempo: Cerca de 30 minutos.
– Cuidar de bonecas (a partir de 1 ano)
Um faz-de-conta que trabalha o senso de responsabilidade. Nunca é demais lembrar que boneca é um brinquedo tanto para meninas quanto para meninos, ok?
Como fazer: Deixe à disposição da criança bonecas, roupinhas e acessórios. Ajude a colocar e tirar roupinhas e fraldas e a encaixar a boneca no colo do bebê, proponha banhos imaginários na boneca e passeios com ela pela casa, invente vozes para as bonecas “conversarem” com a criança.
Por quanto tempo: De 30 minutos a 1 hora.
–> De 2 a 4 anos
– Galeria de pintura (a partir de 2 anos)
Pintar é uma delícia! Para não ter dor de cabeça, coloque na criança uma roupinha que possa ser manchada ou providencie um belo avental para cobri-la
Como fazer: Coloque sobre uma mesa ou no chão tintas guache, aquarela e giz de cera + papeis de diferentes materiais e texturas (cartolina, EVA, papelão). Deixe que a criança use como quiser e “exponha” os desenhos nas paredes da casa.
Por quanto tempo: Cerca de 1 hora.
– Pega pelo rabo! (a partir de 3 anos)
É uma brincadeira divertida que desenvolve as estratégias infantis.
Como fazer: Dê à criança algumas tiras de papel ou de tecido e as prenda na parte traseira da cintura da calça, simulando um rabo. Faça o mesmo em sua roupa. Os objetivos do jogo são conseguir pegar as fitas da criança e proteger as próprias fitas; oriente a criança a fazer o mesmo – pegar fitas e se proteger.
Por quanto tempo: De 15 minutos até as crianças cansarem.
– Esconde-esconde (a partir de 3 anos)
Brincadeira clássica que pode ser feita em qualquer cômodo e nunca perde a graça.
Como fazer: Peça para a criança cobrir os olhos e se esconda (você) em um lugar em que ela consiga lhe encontrar com facilidade. Em seguida, peça que ela se esconda enquanto você fica com os olhos cobertos. Uma dica legal: sempre que encontrar a criança ou ela lhe encontrar, fale “Achoooou!” ou “Acheeeei!” – todos os pequenos amam isso.
Por quanto tempo: De 15 minutos até a criança cansar.
–> De 4 a 6 anos
– Trilha de obstáculos (a partir de 4 anos)
Trabalha as noções de movimentos e estimula a superação de desafios.
Como fazer: Com o auxílio de almofadas, cadeiras e objetos que não sejam perigosos, crie um circuito com obstáculos em casa. Marque um ponto de partida e uma chegada e fale para a criança ultrapassar os obstáculos. Acabada a trilha, mude alguns objetos de lugar e recomecem tudo.
Por quanto tempo: Cerca de 1 hora.
– Que letra é esta? (a partir dos 5 anos)
Reforço de fixação das letras e números pelos quais a criança já tem interesse na escola, nas ruas, na vida em geral.
Como fazer: Espalhe letras pelo chão ou sobre uma mesa – podem ser de EVA, em blocos de madeira, pintadas no papel ou em qualquer material, compradas prontas ou feitas em casa – e peça para a criança encontrar as que você pedir. Dica: peça as letras isoladamente (“Cadê o R?”) ou pedir as letras com que comecem palavras que a criança já conheça (“Quero o C de coração, cadê?”).
Por quanto tempo: Cerca de 30 minutos.
– Batata quente (a partir dos 5 anos)
Aqui, a criança tem que estar esperta e pensar rápido. Pode ser feita entre mãe e filho/a ou com um grupinho de amigos.
Como fazer: Sentem-se todos no chão e comecem a passar a batata das mãos de um para as do outro. Cantem, enquanto isso, “Batata que passa quente, batata que já passou. Quem ficar com a batata: coitadinho, se queimou!” (no ritmo de “Pirulito que bate-bate”). Perde quem estiver com a batata na mão no final da música.
Por quanto tempo: Cerca de 30 minutos.
+ 12 ideias de vídeos de TikTok para fazer com as crianças nas férias