Trate bem a sua voz
O uso inadequado da fala provoca vários problemas de saúde. Saiba o que fazer para ser ouvida em alto e bom som
Sem rouquidão: água e frutas cítricas
são amigas da voz sadia
Foto: Dreamstime
A voz é uma importante ferramenta do dia-a-dia, mas muitos só se dão conta disso quando ficam roucos.
A fonoaudióloga Cassiane Zwartch, de São Paulo, explica que os grandes vilões da voz são as mudanças climáticas muito rápidas, a poluição, o ar seco e, principalmente, o mau uso das cordas vocais.
Daí surgem os nódulos, a rouquidão e a perda da voz, ou até doenças malignas como cânceres de boca, de laringe e de faringe.
Voz de cantora
Segundo uma pesquisa recente, 1 em cada 10 pessoas terá algum problema vocal ao longo da vida. Porém, cuidados simples podem fazer toda a diferença para manter uma voz de veludo. É importante tomar uns três litros de água por dia, falar sem pressa, ter uma alimentação equilibrada e um sono tranqüilo, ensina a médica. Comer maçã e frutas cítricas
Além de muito gostosas, essas frutas tonificam e limpam a voz. Como elas diminuem a viscosidade da saliva, ajudam a evitar o pigarro que machuca as cordas vocais.
O que faz bem
Comer maçã e frutas cítricas
Além de muito gostosas, essas frutas tonificam e limpam a voz. Como elas diminuem a viscosidade da saliva, ajudam a evitar o pigarro que machuca as cordas vocais.
Dormir muito bem
Com um sono tranqüilo, você descansa a voz depois de todo o falatório do dia.
Ficar em silêncio
Mesmo no meio do dia, tire alguns minutos para ficar quieta. Essa atitude dará aquele alívio à garganta! Relaxar um pouco
Fique atenta ao excesso de tensão no corpo
Gire e alongue o pescoço, relaxe a língua e evite ficar muito tempo na mesma posição.
O que faz mal
Gritar demais
Evite falar em locais muito barulhentos. A competição com os ruídos do ambiente provoca um inchaço nas cordas vocais semelhante ao de uma gripe. Isso faz você ficar sem voz.
Tomar bebida alcoólica
O álcool resseca a garganta e diminui a sensibilidade nas cordas vocais. Com isso, você fala mais alto do que o normal e fica rouca no outro dia.
Exagerar nas pastilhas
A sensação de alívio tem quase o mesmo efeito do álcool: as cordas vocais ficam anestesiadas e você fala além da conta.