Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Beber 3 xícaras de café por dia pode ajudar a prevenir Alzheimer

O consumo moderado de café pode ter um papel significativo na redução do declínio cognitivo

Por Da Redação - 19 dez 2016, 16h41

Você levanta várias vezes ao dia para tomar um cafezinho? Pois saiba que você pode estar fazendo um bem a si mesmo. Uma nova pesquisa do Instituto para Informações Científicas sobre o Café, organização sem fins lucrativos fundada em 1990 e com sede na Grã Bretanha, descobriu que pessoas que bebem de 3 a 5 xícaras de café por dia podem ter diminuído em 27% os riscos de desenvolver mal Alzheimer e doença de Parkinson.

Leia também: Guia do café: tudo sobre a bebida queridinha dos brasileiros

“O consumo moderado de café pode ter um papel significativo na redução do declínio cognitivo que impactaria os gastos com a saúde”, disse o professor Rodrigo A. Cunha da Universidade de Coimbra em Portugal ao portal de notícias norte-americano Fox News.

A combinação de cafeína, antioxidantes e polifenóis encontrados no café são provavelmente os fatores que mais influenciaram a descoberta científica.

Leia também: Pesquisadores divulgam teste que identifica Alzheimer em estágio leve 

Os pesquisadores disseram ainda que a o papel da cafeína na redução do declínio cognitivo foi particularmente eficaz em homens mais velhos. Além disso, afirmaram que consumir 400 miligramas de café por dia -aproximadamente 5 xícaras- não suscita preocupações imediatas de saúde.

Leia também: 6 maneiras de deixar o seu café ainda mais saboroso 

 

Continua após a publicidade
Publicidade