Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Saiba o que fazer se sofrer uma queimadura (pasta de dente nem pensar)

Queimou? Nada de apelar para crenças populares ou receitinhas caseiras. Confira as dicas dos médicos e entenda como proceder para evitar complicações.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 15 jan 2020, 09h20 - Publicado em 26 set 2019, 10h28
 (Ile Machado/MdeMulher)
Continua após publicidade

A água fervendo que derramou no braço, a panela quente que você pegou na mão sem querer, a comida pelando que caiu do prato… Basta um descuido e as tarefas mais corriqueiras podem provocar queimaduras graves. Nossa pele é mesmo bem sensível ao calor.

E aí, a gente sempre lembra daquelas crenças populares: “Coloca pasta de dente no local da queimadura, passa um pouco de manteiga, põe gelo…”. Não, não e não! Não tente nada disso em casa porque queimadura é coisa séria e o resultado pode ser bem pior.

Para entender o que se deve fazer (e não fazer) nessas situações, confira as dicas dos médicos especialistas.

Os graus da queimadura

Para começar, saiba que nem toda queimadura é igual. Tudo depende da profundidade que elas alcançam.

Continua após a publicidade

Queimaduras de 1º grau: “São mais superficiais, envolvem apenas a epiderme e caracterizam-se por vermelhidão e dor, sem bolhas, e geralmente não deixam sequelas”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Queimaduras de 2º grau: “Essas chegam até a derme, podendo até destruí-la completamente. Caso atinjam a porção mais superficial da derme, os sintomas são os mesmos da queimadura de 1º grau, mas com aparecimento de bolhas”, relata a dra. Claudia. “Se for pouco profunda, formam-se bolhas róseas e muito dolorosas. Já se for muito profunda, a base da bolha é branca e geralmente dói menos”, complementa a dermatologista Fabiane Seidl, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Em todos os casos é preciso avaliação médica.

Queimaduras de 3º grau: “Acometem toda a derme e atingem também os tecidos subcutâneos, destruindo nervos, pelos, glândulas sudoríparas e até mesmo músculos. Dependendo da gravidade e extensão, podem ser fatais”, afirma dra. Claudia. São lesões acinzentadas, indolores (já que destruíram os nervos), secas e deformadas. Sem dúvida é preciso correr para o médico.

Continua após a publicidade

Primeiros socorros para queimaduras

Se for uma queimadura de 1º ou 2º grau, resfrie a lesão. Você pode usar água corrente ou panos umedecidos. “Além de diminuir a dor, você corta o calor residual, que pode continuar a provocar danos mesmo após a interrupção do contato com o agente causador”, diz a dra. Claudia.

Caso haja formação de bolha, jamais estoure. “A bolha funciona como curativo biológico, ajuda na cicatrização e previne infecção no local”, aponta a dra. Fabiane.

E se a queimadura tiver sido por cima da roupa, não tente puxar o tecido. “A recomendação é molhar o local e ir para o pronto socorro dessa maneira, para evitar que a pele seja arrancada na tentativa de retirar a vestimenta”, orienta a dermatologista. 

Continua após a publicidade

Não aplique na pele queimada:

  • Gelo – apesar do alívio imediato, o gelo também pode queimar a pele, piorando ainda mais a situação.
  • Pasta de dente – nem manteiga, nem qualquer receita caseira! “Isso é totalmente contraindicado. Qualquer substância passada sobre a pele queimada pode irritá-la, além do risco de infecção por bactérias presentes nesses produtos.
  • Pomadas com corticoides – nunca se automedique. Só use pomadas com indicação de um especialista que tenha avaliado a queimadura.

Vaselina líquida é o único produto liberado para aplicar no local sem orientação médica, já que hidrata a pele e não faz mal.

E não deixe a pele queimada exposta ao sol.

Como saber se devo procurar ajuda

“Nas queimaduras graves há formação de bolhas, aparecem placas brancas ou escuras sem dor”, aponta a dermatologista Fabiane. Nesses casos, é fundamental ir ao pronto socorro.

Continua após a publicidade

Outras situações que pedem pronto atendimento são queimaduras na face, mãos, pés, genitália e se elas forem causadas por fonte elétrica ou se atingirem as vias aéreas superiores. Lembrando que crianças e idosos devem ser avaliados por um médico, mesmo que a situação não pareça grave no momento.

“É importante também ser avaliada para saber se há necessidade de um cuidado mais específico e se será preciso tomar alguma dose de vacina antitetânica”, aconselha a dra. Fabiane.

Tratamento adequado da pele queimada

Em casos mais leves, o médico pode receitar medicamentos tópicos calmantes, hidratantes para suprir a perda de água causada pela queimadura e antibiótico para evitar infecções.

Continua após a publicidade

Casos mais graves podem pedir cirurgias com enxerto. “Esse procedimento consiste na cobertura da parte lesionada com pele saudável retirada de outra parte do corpo, geralmente da coxa”, comenta o cirurgião plástico Paolo Rubez.

Os perigos de não tratar as queimaduras corretamente

“Nas queimaduras mais simples, o principal perigo é a contaminação da ferida com bactérias, levando a uma infecção do local acometido”, afirma a dra. Fabiane. E ela ainda diz que se os cuidados necessários não forem tomados, a cicatriz também pode ficar pior.

E o mais importante: não tratar de forma correta as queimaduras de 2º grau profundo e 3º grau pode colocar em risco a vida do paciente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.