Pré-eclâmpsia: a doença que coloca em risco a vida da mãe e do bebê
Conheça a doença que provocou a morte da personagem Luana e de seu bebê na novela Amor à Vida. A pré-eclâmpsia está relacionada à pressão alta na gestação
Luana, interpretada por Gabriela Duarte, morreu em trabalho de parto após ter uma crise de hipertensão
Foto: Reprodução
Na novela Amor à Vida, a personagem Luana, interpretada por Gabriela Duarte, dá entrada no hospital, já em processo de gestação avançado, com uma crise de pressão alta. Ela acaba morrendo durante o trabalho de parto e seu bebê nasce morto.
A cena não reproduz exatamente a realidade no caso de uma gravidez de risco como a da personagem, cuja médica detectou a hipertensão no pré-natal. Mas levanta dúvidas sobre uma condição, relacionada à pressão alta, que coloca em risco a vida da mãe e do bebê: a pré-eclâmpsia.
Marcada pelo aumento significativo da pressão arterial durante a gestação, sem causas conhecidas, a pré-eclâmpsia provoca a má adaptação da placenta, que não adere direito ao útero. Ainda não há como detectá-la, mas médicos da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um possível exame para avaliar, no meio da gravidez, a probabilidade de a paciente apresentar a condição. O teste dosa na urina células que se descolam dos rins e sinalizariam um maior risco da doença, que acomete até 10% das gestantes. Contudo, “nenhum teste específico deve substituir o pré-natal e o acompanhamento da paciente“, ressalva o ginecologista Edilson Ogeda, de São Paulo.
No grupo de risco, estão grávidas adolescentes, acima de 35 anos, com mais de um bebê no ventre, na primeira gestação e portadoras de hipertensão ou diabete. O controle requer mudanças de hábito e, se preciso, remédios.
Quando a grávida tem pré-eclâmpsia o bebê pode ter seu crescimento afetado porque a troca de nutrientes com a placenta não acontece corretamente. Caso a mulher apresente sintomas, como inchaço acompanhado de aumento da pressão arterial, dor de cabeça frontal ou na nuca, tontura, enxergar pontinhos brilhantes e dor de estômago, deve procurar imediatamente seu médico ou a maternidade mais próxima. Se a condição não for cuidada a tempo, pode se transformar em eclâmpsia, que envolve, entre outras complicações, a convulsão.
* Com conteúdo da revista Saúde e do Bebê.com.br