PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Pesquisa ressalta riscos do uso de cloroquina contra COVID-19

Pacientes de 6 continentes foram testados, mas os resultados não foram encorajadores

Por Ana Claudia Paixão
Atualizado em 23 Maio 2020, 11h22 - Publicado em 22 Maio 2020, 14h09
 (Samir Jana/Hindustan Times via Getty Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Depois de testarem a hidroxicloroquina e cloroquina em mais de 96 mil pessoas com COVID-19, cientistas americanos chegaram à conclusão de que as medicações não apresentam benefícios no tratamento da doença. “Não podemos confirmar benefícios da hidroxicloroquina ou cloroquina, usadas sozinhas ou em conjunto, no tratamento hospitalar contra COVID-19″, diz o relatório publicado hoje na revista The Lancet. “Cada um desses medicamentos foi associado à diminuição de sobrevida hospitalar e com o crescimento de arritmia ventriculares quando usados para o tratamento da COVID-19″, completa.

Os dados da pesquisa foram reunidos entre dezembro de 2019 até abril desse ano, vindos de 671 hospitais em seis continentes. Os testes foram feitos nos pacientes confirmados com a doença, com a medicação sendo administrada em até 48h depois dos resultados de positivo para o novo coronavírus. Mais de 46% das pessoas testadas eram mulheres, com idades de até 53 anos. Desse grupo, 11.1% vieram a falecer no hospital e todos os casos foram associados com aumento de risco de morte devido ao crescimento da arritmia.

Hidroxychloroquina,
(Óscar J. Barroso/Europa Press via Getty Images/Getty Images)

 “Apesar de ser geralmente seguro quando usado no tratamento aprovado contra doenças autoimunes ou malária, a segurança e benefícios desse tratamento para COVID-19 foram consideradas fracas”, diz o relatório.   

Continua após a publicidade

Este é o maior estudo feito com pacientes infectados e internados com a COVID-19 e a prescrição de cloroquina e hidroxicloroquina. Na quarta (20), a Organização Mundial da Saúde já tinha alertado quanto aos efeitos colaterais dos remédios e falta de comprovação da eficiência do uso deles contra a doença. 

Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.