Outubro Rosa: ações para prevenção do câncer de mama se espalham pelo país

Campanha internacional, que chegou ao Brasil em 2008, vai iluminar de rosa uma série de monumentos nacionais, chamando a atenção para a prevenção contra o câncer. Veja as iniciativas que vão acontecer no Brasil e participe!

Fique atenta à programação mais perto de você e participe das campanhas de conscientização!
Foto: DIvulgação

Você provavelmente já ouviu falar no Outubro Rosa ou já viu prédios e monumentos – como o Congresso Nacional, o Jardim Botânico e o Cristo Redentor – ganharem uma iluminação especial neste tom. A campanha, que chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), visa divulgar a importância da prevenção do câncer de mama através de diversas iniciativas.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres – são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura. Neste ano, a campanha terá uma série de atividades espalhadas pelo país. Selecionamos algumas para você também participar e se informar mais sobre a doença.

Entre elas, está o lançamento da rede social “Coneccte“, projeto idealizado pelo Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP) com o objetivo de promover o diálogo direto entre pacientes com câncer. Para participar, basta entrar no site e preencher o formulário com as suas informações básicas – ou entrar diretamente pelo Facebook. Os usuários podem trocar com outros suas experiências. Haverá uma festa para marcar o início da rede no dia 21 de outubro, no IOSP, com presença de personalidades que venceram o câncer (como o ator Herson Capri, a jornalista Joyce Pascowitch, as blogueiras Flavia Flores e Re Vittorato). Quem quiser comparecer precisa ligar no hospital (tel. 11 30408200) e colocar seu nome em uma lista – os convites são limitados. Na abertura será inaugurada, ainda, a exposição “Super Humanos”, com fotos de 12 pacientes em tratamento que contam suas histórias.

E o Instituto Se Toque, que atua na promoção da saúde da mulher, com foco no câncer de mama, está fazendo uma mobilização online por meio da hashtag #HistóriasdeSuperação. Durante todo o mês ele compartilhará com os internautas em suas redes sociais histórias de mulheres que venceram o câncer de mama.

Já a Cia Athlética apoiará a campanha com o hotsite Amiga do Peito, no qual é possível fazer um cadastro que envia às usuárias um lembrete mensal para o autoexame. Além disso, um espelho de cada unidade da academia será destinado para que as pessoas coloquem mensagens de motivação e apoio, incentivando uma selfie com a hashtag #selfierosa. Um e-mail marketing também será enviado às alunas com uma carta da própria mulher falando para ela mesma sobre a importância do exame.

Outubro Rosa: ações para prevenção do câncer de mama se espalham pelo país

Fique atenta às atividades e não esqueça de realizar a mamografia!
Foto: Getty Images

São Paulo

No Parque do Ibirapuera a carreta que promove exames preventivos do Hospital de Câncer de Barretos realizará exames gratuitos de mamografia entre os dias 3 a 12 de outubro.  Diariamente, estarão disponíveis 50 atendimentos para mulheres a partir dos 40 anos. A carreta é adaptada para receber cadeirantes. O serviço estará disponível de segunda a sexta, das 14 às 20 horas, e sábados e domingos, das 10h às 20 horas.

Também no Parque Ibirapuera, uma roda-gigante de 20 metros de altura e iluminação cor-de-rosa oferecerá um passeio gratuito aos interessados com informações sobre o câncer de mama. A iniciativa, batizada de “Giro pela Vida”, é do Instituto Avon.

Nos dias 2 e 3 de outubro acontece na Fiesp, em São Paulo, o Fórum de Combate ao Câncer da Mulher. No primeiro dia, o, “XIII Encontro Brasileiro de Instituições Filantrópicas de Grupos de Apoio à Saúde da Mama”, (das 8h30 às 17h) trará para o debate temas sobre câncer de mama e de colo de útero, com médicos, representantes governamentais, especialistas em saúde pública e membro do terceiro setor.

No seguinte, das 9h às 16h, acontece o “III Encontro de Redes Regionais”, com a Femama e suas ONGs associadas definindo estratégias para fortalecer sua rede. Ambos encontros são de entrada franca.

Já o Shopping Iguatemi, além de também iluminar sua fachada até o dia 19, fará uma edição adicinoal da campanha anual Estacionou Doou. No dia 15 de outubro será feita uma doação de toda a receita líquida de um dia de arrecadação do estacionamento do shopping para a ONG Américas Amigas, que luta pela diminuição do número de mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil.

SHOPPING IGUATEMI, Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232.

Quem visitar o Continental Shopping a partir de 6 de outubro encontrará diversas ações conscientizadoras. A mostra “Intervenção Rosa”, no Espaço Cultural, reúne fotos de 11 pacientes que tiveram o diagnóstico do câncer de mama e já fizeram o tratamento. Nas imagens as mulheres vestem sutiãs customizados por alunos do Senac e pelo programa Itaú Viver Mais, com a parceria das marcas Fruit de La Passion e Dudalina. No mesmo período, a Associação Brasileira dos Artistas Plásticos Contemporâneos realiza uma exposição com a curadoria de Robert Richard e obras feitas pelo Grupo Onze (grupo de onze mulheres artistas plásticas) que traz sete portas em tamanho real, representando diversos depoimentos que revelam gestos e atitudes de mulheres que independentemente da doença batalham pela vida.  
 
Já nos dias 8 e 22 de outubro o Continental promoverá palestras gratuitas sobre câncer de mama com diversos especialistas com a parceria do Instituto Quem Ama a Mama. A instituição disponibilizará aos clientes do shopping cartilhas de prevenção e informações gerais sobre a doença.
 
CONTINENTAL SHOPPING, Espaço Cultural (3º piso), Avenida Leão Machado, 100, Jaguaré.
 
A ação “Maquiagem é muito mais que uma simples pintura no rosto”, idealizada pelo maquiador Anderson Bueno, existe há mais de 10 anos e traz um curso gratuito de automaquiagem para pacientes em alguns hospitais de São Paulo.  
 
Jundiaí

A cidade terá uma abertura oficial da campanha, no dia 1º às 13h30, no anfiteatro do Hospital Universitário, com um bate-papo sobre prevenção do câncer de mama com os mastologistas Milzen Giatti e Marcelo Cesario e a psicóloga Joana D’Arc Cortines. Já no dia 7, a Secretaria de Esportes vai levar as mulheres que frequentam as atividades nos diversos centros esportivos da cidade para uma atividade no Teatro Polytheama. Será exibida a peça “Senhor Dodói”, a partir das 15h30, e na sequência terá palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher.

No dia 19, a 2ª Caminhada Rosa Contra o Câncer de Mama no Parque da Cidade terá concentração a partir das 8h30, na Praça Pôr do Sol, com uma animada aula de zumba e a participação da Bateria da Saúde, da Cia. Paulista de Artes. A primeira edição recebeu mais de duas mil pessoas. É só chegar no horário para participar!

Além dessas atividades, todas as unidades de saúde da rede pública intensificarão as ações de prevenção da doença e a realização da mamografia. 

Osasco

Até o dia 12 deste mês fica em cartaz no Osasco Plaza Shopping a exposição fotográfica “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, que retrata a doença sob uma perspectiva mais humana e sensível.

E no dia 1º, às 19h, no mesmo local será realizada uma palestra com a participação de pacientes, médicos, profissionais de saúde, especialista em seguro para a mulher e a população em geral, para levar informações sobre o câncer de mama e assim ajudar a quebrar mitos e paradigmas que envolvem a doença.

OSASCO PLAZA SHOPPING. Rua Ten. Avelar Pires de Azevedo, 81, Centro. Tel. (011)2117-2777.

Ribeirão Preto

A Corrida Outubro Rosa – idealizada pelo InORP (Instituto Oncológico de Ribeirão Preto) – tem 100% da verba arrecadada nas inscrições destinada ao IEPO, Instituto de Ensino e Pesquisa em Oncologia de Ribeirão Preto. Com as categorias de “Caminhada 3 km” e “Corrida 5 km”, é aberta ao público mediante inscrição prévia no site. A caminhada será realizada no dia 4, com largada e chegada no Shopping Iguatemi, às 8h. Como as inscrições já estão fechadas, apareça para torcer.

SHOPPING IGUATEMI. Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900, Vila do Golf. Tel. (016) 3602-7434.

Taubaté

No dia 1º de outubro, às 19h, acontecerá o 2ª Desfile do Outubro Rosa GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer em parceria com o Taubaté Shopping. Além das modelos voluntárias da agência Mega Model, pacientes do GAPC que superaram ou que estão lutando contra o câncer também participarão.

O desfile acontecerá na praça de eventos do Taubaté Shopping. Haverá também uma apresentação especial da orquestra Jovisom. O evento é aberto ao público. (Para mais informações, ligue: (12) 3622-6665).

Barueri

No dia 31 de outubro, a Philips, em parceria com a prefeitura da cidade, realizará um jantar beneficente em prol do combate ao câncer com um show da cantora baiana Ana Mametto, apresentando um repertório de Dorival Caymmi. Toda a verba arrecadada com o show será destinada ao Núcleo de Combate ao Câncer de Mama. O preço dos ingressos é R$150 e o jantar está marcado para às 20h. 
 
BUFFET APOGEO, Av. Tamboré, 1007, Tamboré. 
 

Amazonas

Manaus

A 11ª edição do Outubro Rosa no Amazonas será lançada pelas ONGs Lacc, Liga Amazonense Contra o Câncer, e Rede Feminina do Combate ao Câncer, no dia 10, às 17h30 no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Com apoio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), a expectativa é de que a Arena da Amazônia seja iluminada com a cor rosa e terá shows de artistas locais. O Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc-FCecon) também está desenvolvendo atividades como palestras e eventos educativos. 

Brasília

No dia 1° de outubro, às 17 horas, tem início na Câmara dos Deputados o “Outubro Rosa” com iluminação do Palácio do Congresso Nacional, contando com uma cerimônia de lançamento no Salão Nobre, que exibirá a versão digital da exposição com base em imagens de campanhas de combate ao câncer de mama realizadas no Brasil nas últimas décadas, “A mulher e o câncer de mama no Brasil”, produzida pelo Inca e pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Além disso, nos dias 1 e 2, a equipe de Departamento Médico da Câmara dará orientações e distribuirá material informativo com informações sobre prevenção, fatores de risco, diagnóstico e tratamento no Hall da Taquigrafia.

No sábado, dia 4, a roda de Capoeira: “Outubro rosa da copoeira na ginga contra o câncer de mama” acontecerá na Feira do Guará, às 10h.

E como parte da programação do projeto “Quintas Femininas”, o Senado Federal promove o debate “Câncer de mama: informação transparente, decisão consciente”, no dia 16 de outubro, a partir das 10 horas no plenário 2, da ala Nilo Coelho, com os palestrantes Dra. Carolina Fuschino, da Sociedade Brasileira de Mastologia, e o Dr. Arn Migowski, sanitarista, epidemiologista, tecnologista da Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede do Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro (INCA).

No domingo, dia 19, a “Caminhada e Corrida contra o Câncer de Mama 2014” tem início às 9h no Eixão Norte do Lazer – na altura do Prédio dos Correios. Quem quiser participar pode se inscrever no site sete dias antes da corrida. 

No dia 24 do mês, a palestra “Prevenir e o alvo – Acerte na atividade física” será realizada às 19h30, com local a definir. E no dia 25, o Treinão Equipe X-Rosa, com caminhada e corrida, será realizado no Parque da Cidade, Estacionamento 9, às 9h. O valor é de R$35 e a inscrição pode ser feita no site.

No final do mês, dia 30, mais uma “quinta feminina” será realizada no auditório da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Públicado DF, (setor comercial sul, Edifício Venâncio 2000, Quadra 8, 2º andar). O tema será “Reconstrução mamária”, com início às 14h, e participação das palestrantes Dra. Kátia Torres, cirurgiã plástica e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do DF,  Dr. Daniel Barbalho, mastologista do Hospital Sírio Libanês da unidade de Brasília, e o Dr. Ricardo Caponero, oncologista e presidente do Conselho Técnico da Femama. (Para mais informações, ligue no telefone 2196.4409)

Outubro Rosa: ações para prevenção do câncer de mama se espalham pelo país

A mamografia deve ser realizada anualmente em quem tem mais de 40 anos.
Foto:

Rio Grande do Sul

Frederico Westphalen

Durante todo o Outubro Rosa, o salão de beleza “Jane Hair Style” estará promovendo doações de cabelo para a ONG porto-alegrense “Cabelaço”. Para cortes de mais de 15 centímetros o doador ganha 50% de desconto no corte de cabelo. Os fios serão usados para criação de perucas para crianças com câncer.

A programação da cidade, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, a Clínica Pró-vida e HDP) incluirá atendimento em uma unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde no Largo Vitalino Ceruttientre os dias 20 e 24, para recadastramento e expedição do cartão SUS, encaminhamento de mamografias e orientações para realização de auto-exame.

SALÃO JANE HAIR STYLE. R. Monsenhor Vitor Batisttela.

Pernambuco

Petrolina

A 3ª Caminhada e Corrida de Rua Outubro Rosa da APAMI, Associação dos Patrulheiros Mirins de Itatiba, será realizada no dia 18 de outubro, às 17h30 com largada em frente ao Ginásio do SESC Petrolina, a verba será revertida para o tratamento dos pacientes do Centro de Oncologia da APAMI.

SESC PETROLINA. R. Pacífico da Luz, 618. Tel. (81) 3866-7460.

Santa Catarina

Itajaí

A Caminhada e Corrida Outubro Rosa da cidade, organizada pela Clindex Eventos e Fundação Municipal de Itajaí, tem inscrição até o dia 5, com valor de R$40 a R$80, e acontecerá no dia 11 de outubro, das 9h às 18h. Parte da renda é destinada a Rede Feminina de Combate ao Câncer e à Associação Amor Próprio. A prova consiste em um circuito de 3km de caminhada, 6Km e 12 km de corrida, com largada e chegada na Praça Vidal Ramos, às 8h do dia 12 de outubro. 

Mato Grosso do Sul

Cuiabá

A MTmamma Amigos do Peito realizará a iluminação do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 1º de outubro, às 19h30, com o tradicional concerto de abertura realizado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), parceira da associação há cinco anos, e com a participação de assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), voluntários e parceiros da associação.

A programação da campanha conta com a Caminhada pela Saúde das Mamas, no Parque Mãe Bonifácia, o Dia na Praça, no centro da cidade, a venda de produtos da associação no Bazar Beneficente, no Pantanal Shopping, palestras educativas agendadas antecipadamente e o encerramento do evento na 6ª MacarroMamma, no Cenarium Rural.

Já no dia 12, a Caminhada Amigos do Peito terá concentração no Parque Mãe Bonifácia às 7h e é aberta ao público. 

Rio de Janeiro

Além da iluminação do Cristo Redentor serão realizadas atividades em diversas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) do município do Rio. Como ações de promoção da saúde, incluindo palestras com informações e orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos tipos de câncer de colo de útero e mama, a partir de coleta do exame colpocitológico. Os usuários da rede também participarão de caminhadas e atividades nas Academias Cariocas da Saúde.

Todas as unidades do município contarão com ações de orientação com a participação de agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde/INCA para o controle da doença.

Niterói

Na cidade serão realizadas atividades e ações informativas, por iniciativa da rede de academias Tio Sam Gym Center. No dia 5, haverá o abraço rosa em torno do lago do campo de São Bento (junto com ONG Niterói + humana, ADAMA e fundação laço rosa). No dia 14, a III TARDE ROSA CARMEM NAZAR, com venda do calendário das mulheres vitoriosas da ADAMA.

Do dia 17 ao dia 25 será feita a panfletagem e distribuição de rosas, junto com a ADAMA, em diversos pontos da cidade, como o Shopping Icaraí e o Itaipu Multicenter. 

Roraima

O Departamento de Políticas Oncológicas do Estado, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), realizará o mutirão de atendimento no dia 17, com consultas médicas, exames preventivos, testes rápidos, assim como palestras sobre planejamento familiar, câncer de mama, câncer de colo uterino e alimentação saudável.

Minas Gerais

Governador Valadares

Durante todo o mês de outubro, das 9h às 16h, haverá marcação de mamografias para mulheres a partir dos 40 anos no Centro Viva Vida (CVV), na Rua São João – centro da cidade. Serão montadas ainda, na porta do CVV, tendas onde serão ofertados serviços de saúde.

Bahia

Salvador

O lançamento do Outubro Rosa terá shows gratuitos de Ana Mametto, Banda Didá e convidados. O evento acontecerá na Praça Costa Azul, às 19h do dia 1º. Além do evento, uma hora antes haverá distribuição de brindes e informativos, palestra com especialista em mastologia e oficina de turbantes.

Após o show de lançamento, entre os dias 07 e 31 de outubro, cinco “Mamamóveis” – unidades móveis adaptadas para a realização de mamografias – vão atender gratuitamente a população de bairros periféricos em Salvador. 

Espírito Santo

Vitória

A Afecc e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também prepararam vários eventos voltados para o tema. No dia 15 de outubro, será realizada a roda de conversa com o tema “O que você deve saber sobre o câncer de mama”, no Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, realizada pela Afecc e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Já no dia 19, às 8h30, a caminhada “Outubro Rosa: Um toque pela Vida” terá largada na praia de Camburi, com concentração no píer de Iemanjá. 

Paraná

Curitiba

O tradicional evento de conscientização sobre o câncer de mama, que acontece anualmente na Boca Maldita, está marcado para o dia 15 de outubro.  

Produtos

Algumas marcas também participam do Outubro Rosa com produtos com venda revertida para instituições da causa. Outubro Rosa: ações para prevenção do câncer de mama se espalham pelo país

1. The North Face; 2. Pulseiras Pri Schiavinato; 3. Odorizante Printemps Velour 250 ml, Trousseau; 4. Loungerie.
Foto: CLAUDIA/Divulgação

Loungerie

Durante o mês de outubro, 20% das vendas da coleção Bianca Rosé serão revertidas para projetos da Área de Ações Voluntárias do Instituto Nacional de Câncer – o INCAvoluntário.

Redken e Essie

No dia 13 de Outubro as Academias L’Oréal de São Paulo e do Rio de Janeiro abrirão as portas, das 9h às 18h, aos serviços de esmaltação com Essie, cauterização a frio e corte com os artistas Redken com 100% da verba arrecadada doada para o INCAvoluntário, instituição que apoia mulheres vítimas do câncer de mama. Para participar da campanha basta agendar um horário e realizar o pagamento em dinheiro ou cheque. Os valores dos serviços variam de R$ 15,00 (esmaltação) a R$110,00 (corte + cauterização a frio + esmaltação).

São Paulo – Av. Paulista, 1048 – 16º andar / 3371-4044.
Rio de Janeiro – R. São Bento, 08 / 2131-9774.

The North Face

A coleção verão 2015 traz produtos em prol da Boarding For Breast Cancer (B4BC), uma fundação sem fins lucrativos cuja missão é aumentar a conscientização sobre o câncer de mama. Todo o lucro obtidos a partir da venda destas peças será revertido à causa.

Pri Schiavinato

A marca de acessórios de Uberlândia desenvolveu pulseiras especiais para a campanha. Durante outubro e novembro as peças serão vendidas exclusivamente no site da marca, com renda revertida para a Associação de Amparo a Crianças, Adolescentes e Adulto com Câncer de Uberlândia.

Kapeh

Na compra dos sabonetes em barra, R$ 1,00 será revertido para a associação Vida Viva, localizada no sul de Minas Gerais. 

Trousseau

Durante todo o mês, 10% do valor das vendas do Odorizante Printemps Velour 250 ml será revertido para Centro Ludovico Pavoni. A ação é válida em todas as lojas da marca, de todo o Brasil e, também, nas vendas online. 

Inspiração:

Flavia Flores descobriu um câncer de mama em outubro de 2012. Hoje, ela luta contra a doença dividindo suas descobertas com o público pela página do Facebook “Quimioterapia e Beleza”, onde dá dicas de beleza às seguidoras que também passam pela mesma situação que ela. No vídeo abaixo ela ensina 10 amarrações de lenço em 5 minutos!