Mortalidade por tabagismo pode começar a partir dos 30 anos
Conheça os malefícios que o tabaco causa a sua saúde especialmente quando se começa a fumar muito cedo
O fumante está sujeito a cerca de 50 doenças
Foto: Dreamstime
Não é novidade que o cigarro faz muito mal para a saúde, especialmente quando se começa a fumar muito cedo. Mas você sabia que os malefícios mais graves demoram de duas a quatro décadas para se manifestarem?
Segundo Milton de A. Martins, Mario Ferreira Jr. e Conceição Lemes, autores do livro “Saúde – a hora é agora” (Ed. Manole), a mortalidade por tabagismo começa, em geral, a partir dos 30 anos. “O fumante está sujeito a cerca de 50 doenças”, diz o livro.
Quanto maior a quantidade de tabaco e o número de anos de vício, maior o risco. Três doenças são as mais temidas. Confira quais são elas:
Câncer: o tabaco tem cerca de 70 substâncias cancerígenas. O fumante tem 30% mais chances de desenvolver qualquer tipo de tumor maligno na boca, faringe, laringe, língua, garganta, mama, bexiga, pâncreas, estômago e pulmão. O câncer de pulmão é causado pelo tabagismo em 90% dos casos.
Infarto: dos 30 aos 50 anos, a ocorrência de infarto entre fumantes é cinco vezes maior. A mulher antes dos 50, especificamente, corre pelo menos seis vezes mais risco. Muitas vezes, no entanto, a primeira manifestação de doença cardiovascular é a morte súbita. No fumante, esse risco é dez vezes maior.
Acidente vascular cerebral: a incidência de AVC em fumantes pode ser três vezes maior. O tabagismo ainda é um fator de risco que amplia outros. Por exemplo: o hipertenso tem seis vezes mais chances de sofrer um AVC. Se também for fumante, o risco aumenta até 12 vezes.
Mais doenças: impotência sexual, infertilidade, crises de asma e de rinite, tuberculose, bronquite crônica, pneumonia, enfisema, úlcera, gastrite, rugas, celulite, menopausa precoce e má circulação.