Manual contra doenças de inverno!
Conheça as ervas, as plantas e as medidas preventivas contra sinusite, rinite e bronquite, males que atacam com mais freqüência em dias de frio
Plantas medicinais são santos
remédios contra problemas respiratórios
Foto: Dreamstime
Quando a temperatura cai, muita gente sofre com o nariz entupido, com a respiração ofegante e com dores de cabeça fortíssimas. São os sintomas clássicos de rinite, sinusite e bronquite. “O frio diminui a umidade do ar e as pessoas se aglomeram em lugares fechados. São esses os estopins para os vírus causarem quadros agudos de doenças respiratórias”, explica o pneumologista Rafael Stelmach, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.
“Para piorar a situação, pacientes crônicos de bronquite, asma ou rinite são mais propensos a padecer nesse tipo de clima, porque têm sensibilidade brônquica”, afirma o pneumologista Lucio Souza dos Santos, de São Paulo. O tal grupo de risco deve iniciar o tratamento antes do inverno, mesmo sem sintomas.
Simples e eficazes
“Usar plantas medicinais é uma boa saída, pois algumas são poderosas contra os problemas respiratórios, como a equinácea e a unha-de-gato”, explica o médico carioca Alex Botsaris, especialista em plantas medicinais. “Além disso, o limão ativa o sistema imunológico, o alho mata os vírus, a laranja é antialérgica e o guaco ameniza a tosse”, afirma. Mas, apesar de naturais, os fitorerápicos são remédios e devem ser tomados com orientação de um especialista.
8 atitudes contra as doenças respiratórias
1. Ande sempre bem agasalhada. O frio paralisa os cílios do nariz e ouvido e deixa o corpo aberto para os vírus.
2. Substitua os agasalhos de lã por moletom, couro ou náilon.
3. Mantenha o corpo bem hidratado. Mesmo nos dias frios, beba muita água e sucos para diluir as secreções.
4. Mantenha uma alimentação saudável. Assim seu sistema imunológico estará mais esperto para combater os vírus e as infecções.
5. Em dias muito secos, hidrate a região nasal com soro fisiológico.
6. Evite lugares aglomerados e com janelas e portas fechadas. Ficar longe do ar condicionado também é aconselhável.
7. Evite contato com cigarro, principalmente em lugares fechados.
8. Remova o pó de casa com panos úmidos. Evite usar vassouras e espanadores.