PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Férias sem preocupações

Junto com o calor e a curtição, também existem alguns perigos à saúde que acompanham a estação. Saiba como prevenir e tratar os problemas como insolação e intoxiação alimentar.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 10h17 - Publicado em 7 jan 2014, 21h00
Cíntia Marcucci (/)
Continua após publicidade

Fique atenta à alguns riscos para poder curtir o verão tranquila!
Foto: Getty Images

Quando arrumamos as malas para curtir férias com a família, torcemos para duas coisas: para que o tempo ajude e para que ninguém fique doente durante os dias de descanso. “Não dá para prevenir totalmente, mas, com certos cuidados, podemos evitar alguns problemas de saúde típicos dessa época do ano”, explica Sandra de Oliveira Campos, pediatra e professora de infectologia pediátrica da Unifesp. Veja a seguir como esbanjar saúde o verão inteiro.

Alergias

A gente só descobre que é alérgica quando tem uma crise. Ela acontece porque nosso corpo não tolera bem alguma substância e manda sinais de que algo está errado, como coceira, espirros ou dificuldade de respiração.

Evite
Se você não sabe se alguém da família é alérgico a frutos do mar, vá com calma. Ofereça pequenas porções de comidas desse tipo para as crianças, mas nunca à noite, quando fica mais difícil observar reações.

Continua após a publicidade

Cuide
Para tratar uma crise alérgica, é preciso tomar medicamentos. Por isso, o melhor é correr para o pronto-socorro. Se a reação for na pele, o primeiro passo é evitar coçar para não machucar mais e infeccionar.

Dica: Coloque a carteirinha do plano de saúde na mala e informe-se antes de sair de casa sobre os hospitais da região onde ficará hospedada com sua família


Intoxicação alimentar

Alguém começou a vomitar ou ter diarreia? A primeira coisa que passa pela cabeça é que algo estava estragado na comida. No verão, esses problemas são comuns, pois o clima quente favorece a proliferação de bactérias que fazem mal ao corpo.

Continua após a publicidade

Evite
Lave as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro, só coma maionese em casa e não deixe carnes e derivados de leite fora da refrigeração. Mesmo que cada um almoce em um horário, deixe a comida na geladeira, não no fogão.

Cuide
A intoxicação alimentar costuma passar sozinha, após um ou dois dias, quando o corpo se livra do alimento estragado. Enquanto isso, é preciso beber bastante água para repor os líquidos e comer apenas coisas leves, sem gordura.


Insolação

Quando a gente fica muito tempo exposta ao sol, pode chegar ao fim do dia com mal-estar, dor de cabeça, tontura e até mesmo febre. Se a pele estiver muito queimada, também é sinal de alerta!

Continua após a publicidade

Evite
Sol é bom, mas sempre com moderação. Melhor se expor antes das 10h e depois das 16h, passar filtro solar e tomar muita água durante o dia (apenas suco de fruta ou refrigerante não vale).

Cuide
Fique num local arejado, tome muita água para repor os líquidos e coma frutas. Se for preciso, faça compressas com gaze embebida em água filtrada para acalmar a pele. Evite o sol por um tempo.


Virose

A virose pode começar como uma intoxicação alimentar, com a diferença que não passa tão rapidamente. As outras pessoas da casa também correm risco de pegar, já que é causada por um vírus. Além de vômito e diarreia, pode dar febre.

Continua após a publicidade

Evite
Isso é algo difícil mesmo de prevenir. O vírus é transmitido pelo ar ou por utensílios usados por alguém contaminado. Evite ir a cidades que estejam passando por um surto viral, não tenha contato com pessoas doentes e lave sempre as mãos.

Cuide
Embora demore alguns dias, a virose passa sozinha. Tome água, água de coco ou soro caseiro para repor os líquidos. Procure o pronto-socorro caso não melhore em três dias ou se estiver com os olhos fundos, a boca seca e fazendo pouco xixi.


Picadas de inseto

Qualquer lugar úmido e quente é um paraíso para os mosquitos! Por isso fica tão difícil escapar deles no sítio ou na praia. Mas é bom se cuidar, principalmente para afastar o Aedes aegypti, transmissor da dengue, que adora o verão.

Continua após a publicidade

Evite
Tire a água dos pratinhos de plantas e, se for montar uma piscina inflável, cubra-a com uma lona quando não estiver usando. Repelentes também dão uma boa ajuda e podem ser aplicados em bebês a partir dos 6 meses de idade.

Cuide
Não coce e fique de olho para que as crianças também não fiquem enfiando a unha nas picadas. Isso só aumenta a coceira e deixa a pele machucada e mais sujeita a infecções. Aplique uma pomada antialérgica para aliviar o desconforto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.