Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

EUA proíbe principais compostos químicos de sabonetes antibacterianos

Fabricantes não conseguiram comprovar segurança das substâncias, e nem que os sabonetes antibacterianos são mais eficazes do que os comuns

Por Giovana Feix
Atualizado em 21 jan 2020, 05h28 - Publicado em 5 set 2016, 10h41

Uma recente decisão do FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador dos Estados Unidos, diz respeito a um produto que muitas de nós temos em casa. Na última sexta-feira (2) o órgão proibiu a venda de sabonetes antibacterianos que contenham 19 agentes químicos. De acordo com o comunicado oficial, tanto sabonetes para as mãos quanto para o corpo não poderão mais serem comercializados. 

Dentre os agentes químicos proibidos, os dois mais comuns são o triclosan e o triclocarban. Segundo a FDA, há suspeitas de que esses ingredientes podem oferecer riscos à saúde, como resistência bacteriana e efeitos hormonais. Em 2013 o órgão pediu que os fabricantes apresentassem estudos sobre a segurança dos produtos químicos, e dados que comprovassem que sabonetes antibacterianos fossem mais eficientes do que os sabonetes comuns. 

“Os consumidores podem pensar que sabonetes antibacterianos são mais eficientes em prevenir a propagação de germes, mas não temos nenhuma evidência científica de que eles sejam mais eficazes do que água e sabão. Na verdade, algumas pesquisas sugerem que os ingredientes antibacterianos podem fazer mais mal do que bem, em longo prazo”, afirma Janet Woodcock, diretora do centro de avaliação e pesquisa de drogas do FDA.  

A decisão do FDA não afeta os géis e lenços antibacterianos, ou produtos usados em serviços de saúde. No Brasil, a substância é controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e o limite de sua presença em produtos de uso humano é de 0,3%. Vale lembrar que lavar as mãos corretamente com água e sabão é a melhor forma de garantir menos bicróbios circulando por aí. Aprenda passo a passo como lavar as mãos da maneira correta

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.