Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estudo encontra maior incidência de DSTs em quem se depila

O estudo, porém, não estabelece uma relação de causa e efeito.

Por Redação Claudia
7 dez 2016, 19h28

As pessoas que depilam ou raspam os pelos púbicos sofrem com maior frequência de doenças sexualmente transmissíveis (DST) como herpes, sífilis ou clamídia. Foi o que constatou um estudo publicado na revista especializada Sexually Transmitted Infections (Infecções sexualmente transmissíveis, em tradução livre). O estudo, porém, não estabelece uma relação de causa e efeito.

Dos 7.500 participantes – americanos de 18 a 65 anos – 74% declararam ter raspado ou depilado os pelos púbicos (84% mulheres e 66% homens). Depois, os pesquisadores dividiram esses participantes em quem se depilava mais de 11 vezes em ano, em quem fazia isso quase diariamente, semanalmente e apenas ocasionalmente.

A prevalência de DSTs foi de 13% entre todos os participantes do estudo, mas a incidência em quem nunca depilou a região púbica era de 8%, enquanto as que fizeram isso ao menos uma vez tinham taxa de infecção de 14%. Por sua vez, os adeptos à depilação integral tinham uma incidência de 18%.

Os resultados da pesquisa foram ajustados para levar em conta as diferenças em relação à idade e à quantidade de parceiros sexuais dos pesquisados. Apesar disso, os pesquisadores reconhecem que não é possível estabelecer uma correlação de causa-efeito entre os dois fenômenos.

Uma hipótese levantada pelos autores do estudo é que existam micro-corte na pele, que favoreçam a entrada de vírus e bactérias. Outra possibilidade é a de os adeptos da depilação íntima tenham a tendência de ter comportamento sexual de risco. Se esta possibilidade for correta, a pesquisa pode servir para pautar campanhas de prevenção de DSTs, alertando as pessoas a esperarem que sua pele tenha cicatrizado da depilação antes de ter relações sexuais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.