Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estudo diz que bebidas açucaradas podem aumentar em 18% o risco de câncer

A ingestão de 100 ml a mais de refrigerantes e sucos industrializados por dia elevam as chances de desenvolver a doença.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 15 jan 2020, 13h21 - Publicado em 11 jul 2019, 10h57
Olympus digital camera (Jose A. Bernat Bacete/Getty Images)
Continua após publicidade

Não é novidade que a quantidade de açúcares presente nos refrigerantes e sucos de caixinha é um exagero e contribui para o aumento de doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. Tanto que no final do ano passado, o Ministério da Saúde determinou a redução do açúcar em diversos alimentos e bebidas.

Mas um estudo realizado na França, publicado ontem (10) no British Medical Journal, apontou que o consumo de bebidas açucaradas também está relacionado com o aumento do risco de câncer.

A pesquisa mostrou que a ingestão diária de 100 ml a mais de bebidas açucaradas (incluindo suco de frutas naturais) pode estar ligada a um aumento de 18% no risco de câncer e 22% no risco de câncer de mama.

Os especialistas não podem cravar o motivo pelo qual o açúcar pode levar ao câncer, mas sugerem a possibilidade da relação da gordura localizada em órgãos como fígado e pâncreas e inflamações, fatores que levam à doença.

Mais estudos devem ser feitos nessa linha, porém a recomendação já é para que se preste atenção na quantidade de bebidas açucaradas que andamos consumindo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.