Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Espreguiçar pela manhã melhora a memória e traz mais 6 benefícios

Nada de sair correndo da cama sem esticar este corpo por alguns minutinhos!

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 16 jan 2020, 08h50 - Publicado em 19 set 2018, 23h58

A vida é corrida e o cansaço causado por tanta coisa que precisa ser cumprida no cotidiano faz com que muita gente queira dormir até o último segundo possível e pular da cama direto para um novo dia. Assim, acreditam, estarão mais descansadas para enfrentar o que virá pela frente. Só que esse sono “esticado” nem sempre é convertido em disposição, e não é raro o cansaço bater forte no meio do dia (às vezes, no meio da manhã). É que falou espreguiçar.

Esticar o corpo da cabeça aos pés por alguns minutinhos pela manhã é um investimento em seu bem-estar. “Ao acordar, precisamos avisar ao corpo que novas tarefas exigirão energia e movimentos. Espreguiçar reativa o corpo e auxilia no processo. É como o alongamento e o aquecimento antes de começar uma atividade física”, explica o ortopedista Ricardo Munir Nahas, coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital Nove de Julho.

Com base em informações que o especialista nos contou e com dados de um estudo divulgado em julho deste ano pela Escola Sueca de Ciências dos Esportes e da Saúde, trazemos aqui sete benefícios do espreguiçar para os seus dias. Programe o despertador para tocar um pouquinho antes do horário e aproveite esse tempinho para se cuidar desde antes de sair da cama.

O espreguiçar “desperta” o cérebro (e você começa o dia mais esperta)

Quando dormimos, nosso organismo desacelera, pois não é necessária tanta energia assim para ficarmos deitadas por algumas horas. Ao espreguiçar, a circulação sanguínea é acelerada e a frequência cardíaca sobe aos poucos – o que permite que o cérebro tenha um tempo para se acostumar com a ideia de que não está mais em repouso. Consequentemente, você começa o dia mais esperta, pois não precisará “pegar no tranco” já fora da cama.

Continua após a publicidade

Sua memória e seu humor melhoram nos dias em que você espreguiça

Durante o espreguiçar, o cérebro libera diversos hormônios de bem-estar para o corpo. Um deles é a serotonina, que ajuda a memória a funcionar melhor e regula positivamente o humor.

Espreguiçar dá ao corpo uma sensação imediata de bem-estar…

Outro hormônio liberado enquanto você espreguiça é a endorfina. Ela é espalhada pelo corpo por meio dos músculos e dá uma sensação imediata de bem-estar.

… E diminui o risco de dores nas costas e nas juntas ao longo do dia

Espreguiçar é um alongamento feito no conforto de sua cama gostosinha e tem o mesmo efeito que o alongamento de antes e depois das atividades físicas: minimiza o risco de dores nos músculos das costas, nos joelhos, ombros e cotovelos.

Continua após a publicidade

Espreguiçar alivia as dores da fibromialgia

Todo alongamento é benéfico para aliviar a tensão que causa as dores crônicas da fibromialgia e das doenças reumáticas em geral. Por isso, espreguiçar é especialmente importante para as mulheres que sofram desta doença.

As articulações ficam mais lubrificadas após o espreguiçar

No estica-estica do corpo enquanto você espreguiça é produzido o líquido sinovial, que lubrifica as articulações e garante o bom funcionamento delas. Adeus dores nos pulsos e nos tornozelos!

Espreguice de manhã e jogue as dores de cabeça para bem longe

A cefaleia tensional é a dor de cabeça mais comum dos dias corridos e estressantes, e é causada principalmente pela tensão muscular. Quando você espreguiça, alonga os músculos e os distensiona, afastando a possibilidade de uma dor chata desse tipo surgir ao longo do dia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.