Entenda o lúpus, a doença de Selena Gomez
A cantora teen revelou estar com o mesmo problema de saúde que Lady Gaga e Astrid
A cantora Selena Gomez, de 23 anos, revelou que sofre de lúpus, doença que ataca pele, articulações e até órgãos saudáveis do corpo. A estrela disse em entrevista à Billboard que se afastou dos holofotes para se tratar. “Fui diagnosticada com lupus e tive de fazer quimioterapia. Foi por conta disso a minha pausa. Eu poderia ter tido um derrame”, contou ela.
Quem sofre com lúpus passa a vida se tratando para remediar os sintomas e encontrar a melhor maneira de conviver com eles, como a cantora Lady Gaga, a apresentadora Astrid Fontenelle e o músico Seal.
O que é, afinal, o lúpus?
A doença é inflamatória: o sistema imunológico do doente fica confuso e produz anticorpos que atacam células e tecidos de seus próprios órgãos, provocando a inflamação. Em situações mais graves e raras (menos de 1% dos casos), o mal pode levar a alucinações e comportamentos psicóticos. A evolução da doença é imprevisível, com períodos de sofrimento e melhoria se alternando constantemente. Embora seja conhecido desde a Idade Média, o lúpus permanece cercado de enigmas. Sabe-se, por exemplo, que 90% das vítimas são mulheres, e que 80% delas desenvolvem a doença entre os 15 e os 45 anos. Por quê? A ciência ainda não encontrou a resposta.
Outro mistério: nos EUA, onde as pesquisas sobre a moléstia são as mais avançadas, a incidência é muito maior em populações com características étnicas específicas, como negros e descendentes de asiáticos. Em outras partes do mundo, porém, não há dados que indiquem maior vulnerabilidade deste ou daquele grupo.