Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

É normal expelir coágulos de sangue durante a menstruação?

O que são e quando devemos ficar preocupadas com aqueles blocos de sangue que aparecem durante o período menstrual.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 14 jul 2020, 10h44 - Publicado em 7 nov 2019, 10h40
absorvente aberto em cima de superfície rosa. pequenos corações vermelhos estão espalhados pelo absorvente
 (Oleksandra Troian/Getty Images)
Continua após publicidade

Já aconteceu com você de, no meio de um fluxo, saírem plaquinhas de sangue no absorvente ou perceber coágulos no fundo da privada depois do xixi? A princípio, isso é bem comum, mas não significa que seja normal em todos os casos. A gente explica!

Pra começar, é preciso saber o que é o sangue da menstruaçãoTodos os meses, o endométrio, que é a parede interna do nosso útero, se prepara para receber um embrião – fica mais grosso e vascularizado, cheio de sangue. Se a fecundação não acontece, o corpo entende que pode descartar o endométrio, então o tecido se rompe e o perdemos em forma de menstruação.

Junto com o sangue que desce, podem aparecer essas plaquinhas. “O coágulo é a forma sólida do sangue, um processo normal que auxilia na hemostasia (estancamento), diminuindo a perda de sangue”, explica Marcio Masashi Kajikawa, ginecologista do HCor. E a dra. Carla Iaconelli, ginecologista especialista em reprodução humana, complementa: “As paredes uterinas podem acumular sangue, formando coágulos de até 5 mm”.

Quando os coágulos são motivo de preocupação?

O alerta vem quando eles se fazem presentes com muita frequência e em grande número. “Além de poderem indicar a presença de alguma doença, a perda de grande quantidade de sangue na menstruação pode gerar anemia. Por isso, é necessária avaliação médica”, ressalta o ginecologista do HCor.

Ele ainda diz que é preciso ficar atenta ao ciclo: “A média de uma menstruação é de cinco dias, sendo o fluxo mais intenso nos segundo e terceiro dias, quando podem surgir os coágulos. Mulheres que os apresentem todos os dias da menstruação precisam investigar a causa”, aponta.

Continua após a publicidade

Além disso, preste a atenção nos sintomas. A dra. Carla ressalta que a menstruação com coágulos acompanhados de mais dor, mal-estar, fraqueza, cólicas e irregularidade deve ser reportada a um especialista.

“Os coágulos podem ser indicativos de miomas uterinos, adenomiose, pólipo uterino, alteração da coagulação e distúrbio hormonal”, lista o dr. Marcio.

Anticoncepcionais interferem? 

Sim! A pílula geralmente age no endométrio, deixando-o mais fino, o que reduz o fluxo e, consequentemente, os coágulos. “Em contrapartida, o DIU de cobre, por exemplo, pode aumentar o fluxo e propiciar a formação de coágulos”, aponta a dra. Carla.

De qualquer forma, o importante é conhecer o seu corpo, prestar a atenção no ciclo e na menstruação e reportar tudo ao seu médico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.