Doenças respiratórias: problemas que atacam os pulmões
Com a baixa umidade, as doenças respiratórias não hesitam em surgir. Conheça os seus principais sintomas e fuja delas!
Qualquer pessoa pode ser vítima de
doenças pulmonares
Foto: Getty Images
As doenças respiratórias são um grave problema. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no Brasil há cerca de 18 milhões de asmáticos, 8 mil novos casos de tuberculose e 200 mil vítimas de câncer de pulmão a cada ano.
Para a pneumologista Marida Andrade Lima, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, qualquer pessoa pode ser vítima de doenças pulmonares. “Se alguém tem tosse persistente, falta de ar, produção de catarro e chiado no peito por longos períodos, deve procurar um pneumologista”, alerta.
3 enfermidades que atrapalham a respiração
1. Pneumonia
Infecção causada por bactérias, fungos ou vírus que irrita algumas partes dos pulmões e faz com que eles se encham de pus e líquidos.
– Sintomas: febre, calafrios, aceleração do pulso, respiração ofegante, dores de ouvido e garganta, dores reumáticas e torácicas e tosse com escarro ou sangue.
– Fuja dela! A pneumonia pode surgir de um simples resfriado mal curado. Por isso, manter a carteira de vacinação em dia diminui os riscos de desenvolver a doença.
2. Bronquite
É a infecção dos canais que levam o ar aos pulmões (brônquios). Causa produção excessiva de muco e dor ao tossir. Refluxo, fumo e poluição aumentam o risco de se desenvolver esse mal.
– Sintomas: tosse constante, expectoração pegajosa e dificuldade para respirar.
– Fuja dela! De acordo com uma pesquisa americana, a vaporização ajuda a limpar o muco dos pulmões. Durante um banho mais quente, inspire profundamente o vapor da água.
3. Enfisema pulmonar
Doença que faz o pulmão perder a elasticidade necessária para realizar uma boa respiração. Pode ser causada pelo cigarro, por alergia, envelhecimento ou doenças autoimunes.
– Sintomas: fraqueza, falta de ar, perda de peso, pouca tosse, tórax rígido e constantes inflamações no pulmão. A doença pode ser controlada, mas os danos pulmonares que ela causa são irreversíveis.
– Fuja dela! Tire o cigarro da sua vida. Ele é um dos principais causadores do enfisema. A poluição também é bastante prejudicial.
Cuide bem dos seus pulmões!
Consuma alimentos fonte de vitamina C
Foto: Getty Images
– Consuma muitas vitaminas
Especialmente a C, encontrada em frutas como laranja, limão e abacaxi. Ela ajuda a prevenir inflamações que podem atacar os pulmões.
– Mantenha sua casa ventilada
Isso ajuda a eliminar vilões da respiração, como ácaros, fungos e bactérias.
– Não fume
Os efeitos do cigarro pioram muito em ambientes fechados. Filhos de pais fumantes apresentam cinco vezes mais resfriados que os de não fumantes.
– Durma bem
Essa é a melhor forma de evitar a fadiga, problema que enfraquece o organismo e o deixa fragilizado.