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Dicas para acabar com a prisão de ventre

Para dar fim à prisão de ventre e à barriga, é preciso ajudar o intestino a funcionar direitinho. Conheça então uma receita de suco e algumas dicas que ajudam a regular o reloginho

Por Redação M de Mulher Atualizado em 20 jan 2020, 11h10 - Publicado em 17 fev 2011, 21h00

Invista em uma alimentação que ajuda no bom funcionamento do intestino
Foto: Getty Images

Receita para “destravar” o intestino

Suco de abacate com dente-de-leão

Ingredientes
· 4 col. (sopa) de polpa de abacate
· 1 laranja pequena sem casca com bagaço
· 1 xíc. de chá de dente-de-leão*
· Gotinhas de limão
· 1 col. (chá) de mel
· 1 copo de água

Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador com água e beba em seguida.

Intestino, nosso segundo cérebro

Quantas vezes você teve medo e disse sentir “frio na barriga”? Pois isso revela o quanto o intestino está ligado às emoções. Esse órgão trabalha tão junto com o cérebro que é na cavidade abdominal que produzimos 95% da serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

O perigo do uso de laxantes

· Remédios para soltar o intestino podem causar dependência. “O uso contínuo de laxantes danifica o estômago’, alerta Stephan Geocze, gastroenterologista da Universidade Federal de São Paulo.

· Não tome remédios sem o conhecimento de um médico – atendente de farmácia não pode receitar nenhum medicamento.

Dicas para acabar com a prisão de ventre

Aprenda a regular o seu reloginho e faça o seu intestino funcionar corretamente
Foto: Getty Images

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Acerte os ponteiros

Respeite seu ritmo
Normalmente, uma pessoa vai ao banheiro duas vezes por dia para fazer o “nº 2” – ir menos de três vezes por semana pode ser sinal de problema, cuidado.

Perca a vergonha
Evitar banheiros públicos só piora a prisão de ventre. “Esse problema é cultural: a mulher não é educada a usar qualquer banheiro”, afirma Roberto Dantas, professor de gastroenterologia da USP.

Coma o que faz bem
Funcionam como laxantes naturais: manga, mamão, ameixa e abacaxi. Se o problema é recorrente, evite os famosos prendedores de intestino: maçã com casca, banana e arroz branco estão no topo da lista.

Tome 8 copos de líquido por dia
Não adianta nada comer um monte de fibras se você não toma água. Se enjoar da água, substitua por chás e sucos, de preferência com o bagaço da fruta. Adote o lema: coador é para os fracos.

Ande por meia hora
Caminhar 30 minutos por dia acelera o ritmo do intestino porque aumenta a circulação do sangue na região, forçando o preguiçoso a trabalhar. “Caminhadas funcionam como uma massagem no abdômen”, brinca Roberto.

Avalie sua rotina
Jornada de trabalho pesada e dieta pobre em fibras e nutrientes contribuem para diminuir as idas ao banheiro.

 

*As folhas de dente-de-leão são encontradas em lojas de produtos naturais

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