PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Conheça Maria Pereira, a portuguesa que pode revolucionar a medicina

"A inovação científica é a chave para melhorar a vida das pessoas", disse a cientista

Por Isabella Marinelli
Atualizado em 28 out 2016, 14h39 - Publicado em 9 out 2015, 17h28
Reprodução/Time
Reprodução/Time (/)
Continua após publicidade

Maria Pereira está a alguns passos de solucionar mistérios que rondam a medicina desde os tempos de egípcios e gregos. Aos trinta anos, ela desenvolveu uma cola com potencial para substituir as suturas na pele humana.

O processo começou há mais de sete anos atrás. Quando seu antigo supervisor, Jeff Karp, entrou para a equipe do Boston Children’s Hospital, chamou a cientista para liderar uma pesquisa sobre alternativas de suturas para tratar problemas cardíacos congênitos.

Era necessária uma boa solução: cerca de 1 em cada 100 bebês nasce com uma deficiência dessa espécie e isso é uma das principais causas de mortes infantis nos Estados Unidos. A dificuldade é, justamente, acompanhar o crescimento do órgão: com o desenvolvimento da criança, são necessários mais procedimentos de revisão – que podem ocasionar outros danos.

O objetivo de Maria era, portanto, desenvolver um material capaz de permanecer intacto nos ambientes mais agressivos do corpo – sob condições molhadas e dinâmicas, sendo elástico o suficiente para expandir e contrair a cada batida do coração. Além disso, é claro, não poderia ser um produto tóxico.

Em 2012, chegou a um resultado que unia todos esses critérios e muito mais: a cola adere somente quando o cirurgião posiciona uma luz sobre ela, proporcionando maior controle aos profissionais.

Continua após a publicidade

Dentro de um ano, sua equipe conseguiu produzir quantidades industriais da cola, contra apenas cinco gramas no laboratório. “Maria não é apenas fazer as coisas, ela faz as coisas acontecerem”, diz Christophe Bancel, CEO do Gecko, uma startup de biomedicina.

Com os ensaios clínicos prestes a começar, o material pode chegar às salas de operação em 2017. O sonho de Maria Pereira é revolucionar completamente a cirurgia moderna. Alguém dúvida de que ela está no caminho certo?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.