Conheça a sua tosse
Esse cof cof pode apontar problemas mais sérios do que uma simples gripe
Tosse é sintoma. É preciso descobrir a
doença antes de ingerir qualquer
medicamento
Foto: Dreamstime
Todo ano, apenas em São Paulo, 1,5 milhão de pessoas agendam consultas por causa do mais comum sintoma respiratório: a tosse. Segundo dados da Sociedade Paulista de Medicina. No Brasil, 30% dos pacientes de pneumologistas buscam solução para esse incômodo.
Não se trata de uma doença, mas de um indício que faz parte dos mecanismos de defesa do organismo. O aparelho respiratório reage quando bactérias, fungos ou poeira entram no pulmão, explica Clystenes Soares Silva, professor do Departamento de Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Há dois tipos ambos bem incômodos. A tosse produtiva, causada por bronquite, resfriado em estágio avançado e com presença de secreção, ou seca, resultado de problemas como otite (infecção no ouvido) ou resfriado e sem catarro.
Antes de mais nada, para combater o mal, os especialistas têm, primeiro, de identificar as causas desde uma simples gripe até câncer de pulmão! Somente com o diagnóstico em mãos, o médico pode indicar o tratamento mais adequado.