PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como fazer a higiene íntima

Sabonetes especiais, lenços umedecidos e protetores de calcinha são necessários ou podem fazer mal? Saiba o que é certo e o que é errado na hora da higiene íntima

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 22h59 - Publicado em 3 jun 2013, 21h00
Reportagem: Beatriz Levischi / Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Não use sabonete íntimo todos os dias sem antes conversar com seu médico
Foto: Getty Images

1. Certo

Lavar a região genital sempre com delicadeza: Água e sabonete neutro (ou de glicerina) ajudam a evitar a proliferação de fungos e bactérias, que tendem a gerar coceira, irritação e corrimento.

2. Errado

Esfregar a vulva com esponja: Esponjas, toalhinhas e outros acessórios de banho podem raspar o local e provocar ferimentos.

3. Certo

Não se preocupar em limpar o canal vaginal: Ele é úmido o suficiente para impedir o acúmulo de sujeira. Portanto, jatos de água e sabonetes eliminam a proteção natural e podem favorecer o desenvolvimento de candidíase. A higiene íntima só deve ser realizada na região externa (da vulva).

Continua após a publicidade

4. Errado

Compartilhar sabonete em barra: Esse tipo de produto costuma ser mais alcalino, o que é ruim para o equilíbrio da flora vaginal. E dividir a mesma superfície com outras pessoas facilita a contaminação. Prefira as opções de sabonete líquido.

5. Certo

Apelar aos lenços umedecidos: Quando a correria não permite uma higienização adequada, um lencinho ajuda bastante.

6. Errado

Usar sabonete íntimo diariamente: Eles normalmente são indicados para quem tem infecções ginecológicas constantes. Converse com seu médico antes de aderir ao produto.

7. Errado

Comprar papel higiênico perfumado ou colorido: A fragrância e os corantes podem agredir a mucosa vaginal, causando ardência, coceira, fissuras externas e até dor ao urinar ou durante a relação sexual.

Continua após a publicidade

8. Certo

Trocar o absorvente de acordo com o fluxo menstrual: Se for intenso, substitua de hora em hora. Se for pouco, a cada quatro horas. Não demore muito, pois o sangue cria o ambiente perfeito para a reprodução de bactérias e fungos.

9. Certo

Vestir roupas fresquinhas: Saias e vestidos aumentam a ventilação, impedindo que o local fique quente e úmido demais e favoreça corrimentos e infecções como candidíase.

10. Certo

Ir ao banheiro fazer xixi depois da transa: O jato de urina ajuda a limpar o canal da uretra, evitando contaminações que podem acontecer na região por causa da proximidade com o ânus.

11. Errado

Usar protetor diariamente: Lembra do risco de abafar a região?
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.