Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como aproveitar as sobras das festas de fim de ano de modo seguro

Especialistas dão dicas de como aproveitar as sobras da ceia, evitando o desperdício, mas sem comprometer a saúde

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 abr 2024, 21h28 - Publicado em 25 dez 2023, 08h10
Saiba como aproveitar as sobras da ceia com segurança (Jed Owen/Unsplash)
Continua após publicidade

Após as festas de fim de ano, é comum sobrar comida. Afinal, Natal e de Ano Novo normalmente são eventos repletos de farturas: aves enormes, acompanhamentos diversos, muitas frutas e sobremesas sem fim!

Aproveitar esses excessos é uma ótima maneira de economizar dinheiro e, melhor ainda, evitar desperdício. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para garantir a segurança alimentar.

Conforme explica Natalia Barros, nutricionista Mestre em Ciências e fundadora da NB Clinic, o hábito de consumir sobras da ceia não é prejudicial, desde que elas sejam armazenadas e manipuladas corretamente.

“Os principais riscos estão associados à contaminação bacteriana, que pode ocorrer se os alimentos não forem refrigerados adequadamente, se ficarem armazenados por muito tempo ou se o reaquecimento não for feito de maneira segura”, explica a especialista.

Continua após a publicidade

Como armazenar sobras corretamente?

Tender assado para servir durante a ceia de Natal
É comum que sobrem carnes, como o tender, após a ceia (gkrphoto/ThinkStock)

Para garantir a segurança, a nutricionista recomenda colocar as sobras na geladeira ou freezer dentro de duas horas após o preparo ou exposição, em recipientes herméticos, preferencialmente de vidro.

“É importante dividir grandes quantidades em porções menores, manter a geladeira abaixo de 4°C e o freezer a -18°C, consumir as sobras em 3-4 dias ou congelar para períodos mais longos, atentando-se ao reaquecimento a 74°C.”

Continua após a publicidade

Outro fator importante é atentar-se às altas temperaturas da estação, já que nossas ceias acontecem em pleno verão.

“Em climas mais quentes, os alimentos não podem ficar expostos à temperatura ambiente por mais de uma hora. A razão disso é evitar a zona de perigo de temperatura entre 5°C e 60°C, onde as bactérias podem se multiplicar rapidamente”, alerta Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Abaixo, veja algumas dicas para aproveitar as sobras das festas de modo seguro:

Continua após a publicidade
  • Refrigere as sobras o mais rápido possível: O ideal é refrigerar as sobras em um prazo de duas horas após o preparo ou consumo. Se você não puder refrigerar as sobras imediatamente, coloque-as em um recipiente hermético e leve ao freezer.
  • Congele as sobras em pequenos recipientes: Isso facilitará o descongelamento e o consumo das sobras.
  • Etiquete os recipientes com a data de preparo e o conteúdo: Isso ajudará você a lembrar o que está no freezer e quando deve ser consumido.
  • Descongele as sobras no refrigerador, durante a noite: Não descongele as sobras diretamente no micro-ondas, pois isso pode causar a formação de bactérias.
  • Aqueça as sobras até uma temperatura interna de 74°C: Essa temperatura é suficiente para matar as bactérias que podem causar doenças.

Para garantir uma refeição livre de problemas para a saúde, a especialista destaca os alimentos mais seguros para consumo nos dias seguintes às festas:

  • Vegetais cozidos: Armazene em recipientes herméticos na geladeira por até 3 a 4 dias.
  • Saladas frescas: Guardadas em recipientes herméticos, mantendo os molhos separados até o momento de servir, podem ser consumidas dentro de 1 a 2 dias.
  • Frutas frescas: Armazene em recipientes ou sacos próprios para alimentos na geladeira. Consuma dentro de alguns dias para manter a qualidade.
  • Guarnições à base de grãos: Arroz, quinoa, e outros grãos podem ser refrigerados em recipientes herméticos, com prazo de 3 a 4 dias.
  • Sobremesas refrigeradas: Doces como tortas refrigeradas ou sobremesas à base de frutas podem ser mantidos na geladeira e consumidos dentro de alguns dias.

Como saber se os alimentos estragaram?

receita-maionese-batata-maca-passas
Receitas como maionese são altamente perecíveis (Ormuzd Alves/CLAUDIA)

Segundo Natalia, para identificar se as sobras estão apodrecendo, basta prestar atenção aos sinais que já estamos acostumados: como mau odor, mudança de cor, textura alterada, presença de mofo ou gosto estranho.

Continua após a publicidade

“Na presença de qualquer dessas características, descarte as sobras”, recomenda a médica.

Quais alimentos não devemos guardar?

A endocrinologista Thais Mussi destaca alguns pratos que podem ser bastante perigosos, e que geralmente não devem ser guardados e reutilizados. São eles:

  • Pratos com creme ou maionese: Se ficaram fora da geladeira por mais de 2 horas (1 hora em climas quentes), não devem ser guardados, por conta do alto risco de desenvolvimento bacteriano.
  • Frutos do mar: São particularmente suscetíveis à deterioração e contaminação bacteriana. Se eles foram mantidos fora da refrigeração por muito tempo, o risco de intoxicação alimentar aumenta consideravelmente.
  • Carnes mal-passadas ou cruas: Elas podem abrigar bactérias perigosas. Se essas carnes permanecerem fora da refrigeração por mais de 2 horas, não devem ser consumidas posteriormente.
  • Saladas com molhos à base de ovos ou laticínios: Saladas, especialmente aquelas com molhos à base de ovos ou laticínios (como molho de salada César), podem se tornar perigosas rapidamente quando mantidas em temperatura ambiente.
  • Alimentos que já estavam no limite da validade: Se algum alimento consumido na ceia já estava próximo do fim de sua validade, é melhor não guardá-lo para consumo posterior.

“De modo geral, qualquer alimento que tenha ficado à temperatura ambiente por mais de duas horas, especialmente em climas quentes, deve ser descartado”, reitera.

Continua após a publicidade

Como reaproveitar as sobras de Natal em novas receitas?

Imagens produzidas no estúdio da Empório Fotográfico para a Cozinha Experimental Nestlé em setembro de 2022. Tratamento de imagem: Caio Gomes
Bolinho é opção para reaproveitar o bacalhau da ceia (Foto: Nestlé/Divulgação)

Aqui estão algumas ideias de receitas para reaproveitar as sobras das festas:

  • Molhos, sopas e caldos podem ser reaquecidos e servidos como acompanhamento.
  • Carnes, aves e peixes podem ser reaproveitados em saladas, sanduíches ou wraps.
  • Arroz e macarrão podem ser reaproveitados em sopas, saladas ou refogados.
  • Sobremesas podem ser reaproveitadas em receitas de bolos, pudins ou tortas.

Além disso, ensinamos aqui 5 ideias de receitas para aproveitar o que sobrou da ceia, e também 8 receitas de rabanadas para aproveitar sobras de pães e panetones!

Com um pouco de criatividade, você pode aproveitar as sobras das festas de modo saboroso e seguro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.