Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Coma pistache e derrube o colesterol

Pesquisa feita pela Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA, provou que o consumo diário dessa oleaginosa faz um bem danado à saúde cardíaca

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 12h01 - Publicado em 31 jan 2011, 21h00

O pistache tem betacaroteno, vitamina E e luteína em abundância
Foto: Getty Images

A ação do pistache no organismo ocorre em duas frentes de batalha: na redução do mau colesterol – o que previne doenças cardíacas – e na proteção contra radicais livres devido a seu alto poder antioxidante.

“O coração é fortalecido por causa dos fitoesteróis, substâncias presentes aos montes no pistache, que reduzem a parcela ruim do colesterol e evitam entupimentos dos vasos sanguíneos”, explica a nutricionista e líder do trabalho, Sarah Gebauer, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Para chegar a tal conclusão, os cientistas acrescentaram a oleaginosa à dieta de homens e mulheres por quatro semanas. “Com uma pequena quantidade, houve inúmeros benefícios à saúde cardíaca”, conclui.

Inclua na sua dieta também!

No estudo americano, os participantes consumiram ao menos 42 gramas diários de pistache para proteger o coração. A quantidade equivale a três colheres de sopa da oleaginosa, que pode ser saboreada como um petisco ou entrar na preparação de pratos salgados e doces.

Continua após a publicidade

Coma pistache e derrube o colesterol

Experimente receitas saudáveis com pistache como o molho pesto com pistache e o arroz com berinjela e canela, que também leva pistache.

O que as oleaginosas têm?

Elas são ricas em vitaminas, minerais e substâncias protetoras:

Pistache: tem betacaroteno, vitamina E e luteína em abundância. Possui um dos maiores potenciais antioxidantes entre as oleaginosas.

Continua após a publicidade

Castanha de caju: é uma das que mais contêm gorduras monoinsaturadas, que reduzem o colesterol ruim do sangue e protegem o coração.

Amêndoa: campeã em vitamina E alfatocoferol – a forma desse nutriente mais absorvida pelo corpo, com potente ação antirradicais.

Castanha-do-Pará: possui selênio, mineral que participa da produção dos hormônios da tireoide. Em excesso, ela prejudica unhas e cabelo.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.