PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Candidíase: conheça as causas e as formas de prevenir e tratar essa infecção

Estimativas apontam que 80% das mulheres terão esse problema pelo menos uma vez na vida. Saiba o que está por trás dessa chateação e como evitá-la.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 02h59 - Publicado em 28 jul 2014, 21h00
Women are perfect! (/)
Continua após publicidade

Uma dica para prevenir a candidíase é usar apenas calcinhas de algodão, que permitem a pele respirar.
Foto: Makniak/Thinkstock/Getty Images

 

O que é candidíase

Continua após a publicidade

A candidíase é uma infecção provocada pelo fungo Candida albicans. O danado já existe no nosso corpo e só fica esperando uma situação favorável – calor e umidade combinados com baixa imunidade – para acordar e atacar. Nas mulheres, ele fica dentro da flora vaginal e intestinal. Os homens podem ter o fungo em forma de esporos no pênis e transmiti-lo para a parceira.

Coça, coça, coça
Um dos principais sintomas da candidíase é a coceira. Aquela bem insuportável que ataca a vagina e todo o canal vaginal. Corrimento com aspecto de leite talhado, inchaço na região vaginal e dor para urinar e durante as relações sexuais são outros sinais da infecção pelo fungo.


Prevenção

Continua após a publicidade

Roupa folgada é melhor
Você gosta de usar um jeans bem apertado no dia a dia, e o fungo Candida albicans adora essa situação. É que esse tipo de roupa eleva a temperatura da região íntima, criando um ambiente ótimo para o fungo se proliferar. Por isso, nada de usar calça todos os dias. Que tal apostar numa saia ou vestido alguns dias da semana?

De olho no cardápio
A alimentação inadequada colabora para o aparecimento da candidíase. Uma dieta rica em farinha branca, como pães e massas, e açúcar (cuidado com os doces!) modifica o pH da vagina, deixando-o mais ácido e ideal para a proliferação do fungo. Também colabora para minar sua imunidade, abrindo as portas para esse danado. Por outro lado, temperos como alho, alecrim, cebola e orégano são considerados antifúngicos e ótimos para a prevenção.

Calcinha de algodão
Outra maneira de prevenir a infecção é usar apenas calcinhas de algodão. Tecidos sintéticos podem manter a região vaginal abafada, facilitando o desenvolvimento do fungo. Por isso, também é recomendado dormir sem calcinha. Quem não consegue fazer isso todos os dias deve tentar de vez em quando.

Continua após a publicidade


Tratamento

Para o tratamento da candidíase, geralmente, é recomendado o uso de remédio antifúngico oral e creme vaginal. A doença não oferece riscos à saúde, mas é preciso tratar. Algumas vezes o parceiro também deve ser medicado. Converse com seu médico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.