Aprenda a prevenir a infecção urinária
Se você sente algum incômodo na hora de fazer xixi, não ignore o sintoma - pode ser infecção urinária. Aprenda a se prevenir do mal para evitar complicações
Foto: Getty Images
Urgência para urinar, além de dor e ardência, e xixi esbranquiçado são sinais dessa doença que atinge uma em cada cinco mulheres no mundo, pelo menos alguma vez na vida, segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Por causa da anatomia do corpo feminino, que tem ânus, vagina e uretra muito próximos, as mulheres são as mais afetadas – mas também existem casos em homens e crianças.
O problema se manifesta sobretudo quando o organismo está com a imunidade baixa, o que facilita a proliferação de micro-organismos.”As bactérias se aproveitam da situação: sobem pela uretra e atingem a bexiga, os ureteres e os rins”, explica o ginecologista Mário Martinez (SP). Em quase 90% das vezes a bactéria Escherichia coli, que habita o intestino, é a culpada. Por isso, é tão importante fazer corretamente a higiene íntima, limpando sempre da vagina em direção ao ânus. Não é preciso esperar acontecer o mal para se cuidar. Você pode blindar o seu organismo contra infecções adotando estes hábitos saudáveis.
Alimentação balanceada
O nutricionista Israel Adolfo (SP) recomenda a ingestão de frutas, verduras e legumes diariamente: “Eles são ricos em vitaminas e minerais, que elevam a imunidade”. Consuma também alimentos integrais, ômega 3 e leite fermentado para turbinar o sistema imunológico. Outra dica: coma alho, de preferência cru, pois ele é um bactericida natural.
Fora do cardápio
Elimine a ingestão de açúcar, álcool e gorduras e maneire na cafeína. Não consegue? Tente ao menos reduzir o consumo desses alimentos, pois eles enfraquecem o sistema de defesa.
Higiene nota 10
Após fazer suas necessidades, limpe as partes íntimas sempre da frente para trás. Se possível, lave-se ou use lenços umedecidos. Urinar após as relações sexuais e usar calcinha de algodão ajudam a evitar a infecção urinária. É importante visitar o ginecologista todos os anos e tratar eventuais infecções ginecológicas.
Líquido e certo
Você deve tomar, no mínimo, dois litros de água por dia – a hidratação mantém o aparelho urinário ativo, prevenindo a infecção. Se você estiver com a doença, consuma também frutas com vitamina C, que eliminam infecções: tome o suco de dois limões, coma um caju ou duas laranjas diariamente.
Imunidade em alta
Siga o cardápio da nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), e mantenha a infecção urinária bem longe.
Café da manhã
– 1/2 mamão papaia
– 1 colher (sobrem.) de semente de linhaça triturada
– 1 copo pequeno de leite de soja light
– 2 torradas integrais
– 2 fatias de tofu
– 1 colher (café) de mel
Lanche da manhã
– 1 xícara (chá) de chá de cavalinha
Almoço
– 1 prato de salada com alface-americana
– 3 fatias de tomate
– 1/2 xícara (chá) de broto de alfafa cru
– 1 colher (sopa) de soja cozida
– 1 colher (chá) de azeite para temperar
– 1 1/2 colher (sopa) de arroz integral
– 2 colheres (servir) de picadinho com abóbora
Lanche da tarde
– 1 copo pequeno de suco de cranberry
– 1 torrada integral
– 1 colher (sopa) de queijo cottage temperado com 1 colher (chá) de azeite com alho e gengibre
Jantar
– 2 conchas de creme de feijão com couve e alho-poró
– 1 kiwi