Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Adeus, agulha: cientistas criam bafômetro que diagnostica doenças

Seria o fim dos exames de sangue e a alegria de quem tem medo de agulhas?

Por Ligia Helena
Atualizado em 20 jan 2020, 23h28 - Publicado em 5 jan 2017, 08h08
Mulher doando sangue
Junho é o mês da conscientização sobre a doação de sangue. (Wavebreakmedia Ltd/ThinkStock)
Continua após publicidade

Essa é para quem tem horror a agulhas e chora ao pensar em fazer exame de sangue. Um grupo de cientistas liderados pelo Instituto de Tecnologia de Israel desenvolveu uma espécie de bafômetro que, com um soprinho do paciente foi capaz de diagnosticar até 17 doenças.

A ideia de detectar doenças “farejando-as” não é nova. Desde a antiguidade que médicos observam os odores dos pacientes, seja no hálito ou no cheiro dos excrementos, para diagnosticar doenças. E até hoje podemos ver mães que sabem se o filho está ou não com a garganta inflamada pelo hálito. 

Para desenvolver a tecnologia do aparelho, eles analisaram o sopro de mais de 1400 pacientes que sofriam de doenças como diferentes tipos de câncer, inflamações e distúrbios neurológicos. O que eles descobriram é que cada doença tem um “bafo” próprio, como uma impressão digital, cheio de compostos voláteis como ácido acético, por exemplo. O aparelho tem sensores minúsculos que conseguem perceber quais os compostos voláteis de cada sopro, e então detectar a doença.

O aparelho ainda está em fase de testes. Os cientistas garantes que de cada 10 tentativas de diagnóstico, 9 são acertadas. Para virar um produto confiável, o aparelhinho tem de acertar mais. Aqui, a gente que não gosta muito de exame de sangue, fica na torcida para que dê certo!

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.