Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

9 questões sobre o corpo que você sempre quis saber respondidas pela ciência

- Por que sentimos vontade de bocejar quando vimos alguém bocejando?

Por Bruna Borelli (colaboradora) Atualizado em 21 jan 2020, 22h40 - Publicado em 19 Maio 2015, 14h32

 

1. Para que serve o dente do siso?

Também conhecido como o dente do juízo, por nascer, geralmente, entre os 16 e 20 anos, os sisos servem para… absolutamente nada. Eles eram importantes na época dos homens das cavernas, quando eram usados na mastigação de carnes e alimentos crus, raízes e outros alimentos duros. Hoje, com a alimentação mais pastosa, eles deixaram de ter função e muitas pessoas sequer desenvolvem os últimos molares.

2. Por que a gente faz mais xixi no inverno?

Essa é simples! Como a gente transpira menos no inverno, a água retida em nosso corpo que seria eliminada pelo suor acaba saindo pelo xixi.

3. Por que a gente sua quando está nervoso?

Quando estamos nervosos ou ansiosos, o hipotálamo (a parte de seu cérebro que controla funções básicas, como respiração e batimento cardíaco) envia um sinal para as glândulas sudoríparas de que o corpo está em um estado de luta ou ameaça. Por sua vez, as glândulas liberam diversos hormônios, incluindo a adrenalina, para tranquilizar o corpo e prepará-lo para o combate.

4. Por que a gente enrubesce quando está com vergonha?

Mais um sintoma causado pelo hipotálamo e sua liberação de hormônios que não deixa o nervoso passar despercebido (valeu, cérebro!). A adrenalina dilata os vasos sanguíneos, no intuito de melhorar a circulação do sangue e o transporte de oxigênio. Como resultado, as veias do rosto dilatam, devido a maior quantidade de sangue no local, e a gente fica corado.

Continua após a publicidade

5. Por que sentimos vontade de bocejar quando vimos alguém bocejando?

Os cientistas sabem que o bocejo é contagioso, mas não sabem muito bem o motivo. Entre algumas das teorias sobre o assunto, uma das mais aceitas é que o bocejo teria caráter fisiológico, enviando um sinal para o cérebro aumentar o nível de oxigênio do corpo e despertá-lo quando a pessoa está entediada ou cansada.

6. É verdade que mulheres que convivem muito menstruam juntas?

Esse é um assunto controverso no mundo científico. Enquanto alguns profissionais defendem a hipótese da menstruação sincronizada devido aos feromônios, que exalados pelo corpo poderiam alterar o funcionamento do organismo de outras pessoas, outros cientistas, como o pessoal do The Naked Cientists, juram que isso teria mais a ver com a mania dos seres humanos de enxergar padrões onde não existem.

7. Por que os cabelos ficam mais escuros em contato com a água?

Isso acontece porque os fios refletem menos luz quando estão molhados por estarem mais próximos e com menos superfície de contato.

8. Por que ficamos com olheiras quando estamos cansados?

Para se manter acordado depois de uma noite mal dormida ou após aquele dia agitado, a produção de cortisol no corpo fica mais acelerada, aumentando o volume do sangue no corpo e dilatando os vasos sanguíneos. O problema é que, como a pele debaixo dos olhos é mais fina do que no resto do corpo, essa maior circulação sanguínea fica aparente na área, deixando o local com aparência mais escura.

9. Por que choramos quando ficamos tristes?

Quando sentimos uma emoção intensa, como a tristeza, o sistema límbico do cérebro comunica a mensagem para a glândula lacrimal, responsável pela fabricação das lágrimas. Entre as várias teorias sobre o derramamento de lágrimas quando estamos tristes, estão o choro como expressão mímica de dor (quando ainda não havia comunicação falada) ou a fabricação de lágrimas em vez de sons quando estamos com dor para não atrair nenhum predador ao fazer barulhos. 

Continua após a publicidade
Publicidade