Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

6 mitos e verdades sobre absorventes

Conversamos com ginecologistas e tiramos todas as suas dúvidas sobre troca de absorventes e o modelo que mais se adapta ao seu corpo. Olha só!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 12h35 - Publicado em 24 out 2013, 21h00

Esclareça suas dúvidas e faça a higiene íntima corretamente
Foto: Getty Images

1 – Devo testar diversos absorventes para saber com qual me adapto, porque não são todos iguais.

Verdade – Nem sempre o último lançamento é o ideal para você. Para saber qual é melhor, é preciso testar vários modelos, levando em consideração suas preferências e seu fluxo menstrual. “Indico os de cobertura suave, porque são de algodão”, diz Alessandra Palma, ginecologista e obstetra da Faculdade de Medicina do ABC.

2 – Absorvente perfumado elimina o cheiro da menstruação

Mito – O cheirinho do produto pode até enganar, mas não elimina o problema. “O odor é característico do sangue. Não tem como o absorvente tirar isso. E nem é bom usar esse modelo, porque pode causar alergia”, alerta Sergio Podgaec, ginecologista do Hospital Albert Einstein.

Continua após a publicidade

3 – Absorvente interno tira a virgindade e pode dar cólica

Mito – “Se for bem colocado não há risco de romper o hímen”, afirma Alessandra. Para prevenir e não se machucar, leia direitinho as instruções e coloque da forma indicada. O absorvente não deve incomodar nem provocar ardência. Caso isso aconteça, tire-o imediatamente e coloque outro. O certo é não sentir nenhum desconforto ao usar absorvente interno.

4 – Só devo ficar no máximo três horas com qualquer absorvente

Verdade – Ficar com o absorvente por muito tempo só vai facilitar infecções na vagina. O ideal é que você não passe mais de três horas com o mesmo absorvente. Que tal trocar toda vez que for ao banheiro? O cuidado deve ser maior ainda com o absorvente interno, ok?

Continua após a publicidade

5 – Não é bom usar absorvente diário todos os dias

Verdade – Mesmo que seja pequeno e tenha esse nome, o absorvente diário pode dar o maior trabalhão e até deixar você doente. “Ele retém a transpiração da vagina, diminui a secreção natural e ajuda no aparecimento de bactérias e fungos. Usando diariamente a mulher dificilmente vai se livrar de um corrimento”, diz Alessandra.

6 – Absorvente interno faz mal à saúde

Mito – Há boatos de que causaria doenças como endometriose, mas é tudo balela! Ao usá-lo só é preciso tomar alguns cuidados. “Troque o absorvente interno no máximo de três em três horas e jamais durma com ele. São muitas horas sem trocar e isso pode causar infecções”, diz Sergio. Ah! E antes de manuseá-lo, lave sempre as mãos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.