5 motivos pelos quais você está sempre cansada

Falta energia para trabalhar, malhar e até passear? Sentir-se cansada de vez em quando é normal. Afinal, dezenas de coisas precisam ser resolvidas todos os dias. O problema é quando essa sensação não passa.

1. Sono picado

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Brigham and Womens Hospital, nos Estados Unidos, a falta de sono pode alterar a maneira como você desempenha certas tarefas. Durante um mês, os estudiosos analisaram como voluntários se saíam em exercícios cognitivos depois de dormir por diferentes períodos de tempo. A conclusão: quanto menos horas de sono, mais cansados e lentos eles ficavam. E o desempenho piorava se a rotina de poucas horas de sono se repetia por semanas. Nossa dica: siga à risca a recomendação clássica e durma a oito horas por noite. Se você sente dificuldade para pegar no sono, tente tomar um banho antes de deitar. Reserve um bom tempo para permanecer debaixo dos lençóis e evite usar computador ou ver televisão neste momento. Outro motivo que pode comprometer o descanso é a apneia do sono, que ocasiona pequenas pausas da respiração e microdespertares noturnos. O distúrbio, frequente em quem ronca e está acima do peso, pode ser notado no exame do sono (polissonografia). Nesses casos, é melhor procurar a orientação do profissional.

2. Alimentação desequilibrada

O excesso de cansaço também pode estar relacionado a alimentação inadequada. Existem nutrientes que demoram mais para serem digeridos, induzindo o corpo a um gasto calórico maior. Fora evitar a fadiga, inclua fontes de zinco no prato, como semente de girassol, abóbora e frutos do mar. É que o mineral faz as células usarem a glicose de maneira mais eficaz como fonte de energia. Além disso, fazer refeições a cada três horas evita a queda brusca das taxas de açúcar no sangue, o que também resulta em falta de ânimo.

3. Excesso de peso

O excesso de peso exige maior esforço do coração, dos músculos e dos vasos sanguíneos, o que também pode trazer cansaço.

4. Estresse

Pesquisas já comprovaram cientificamente: cansaço persistente é um dos sintomas de estresse. Que tal relaxar? Tirar férias? Apesar de sabermos da importância de desacelerar, em meio ao stress e à correria do dia a dia, negligenciamos a diversão e o lazer. Mude esse hábito e garanta na agenda momentos para tirar o foco do trabalho.

5. Saúde debilitada

Você não precisa se preocupar com aquele cansaço que aparece no final do dia ou depois de uma festa. No entanto, é preciso prestar atenção se for persistente, sem motivo. Ou se vier acompanhado de outros sintomas, como sudorese noturna, falta de apetite, dores ou queda de cabelo. O cansaço pode ser indício de algumas de doenças, desde uma deficiência de vitaminas até algo mais grave, como um enfisema pulmonar ou hipotireoidismo. Procure ajuda médica se o cansaço sem motivo persistir por mais de uma semana.