3 em cada 10 praias brasileiras são impróprias para banho
É o que revela um levantamento recém divulgado pela Folha de São Paulo.
Que as paisagens são lindas, disso ninguém discorda, mas infelizmente a água do nosso litoral não faz jus à beleza da vista. É o que que revela um levantamento divulgado nesse domingo (5) pela Folha de São Paulo: 3 em cada 10 praias brasileiras são impróprias para banho atualmente.
Segundo o jornal, foram analisados dados de balneabilidade de 1.180 pontos de praias monitorados em 14 estados brasileiros. Desse total, 42% dos pontos foram classificados como “bons” ou “ótimos” para banho, 29% como “regulares” e 29% como “ruins” ou “péssimos”. Os dados foram captados durante três meses, em 2016.
No levantamento, a métrica utilizada para medir a qualidade da água é a mesma dos estudos federais, de acordo com a Folha. Uma praia é considerada própria para banho se não tiver registrado mais de mil coliformes fecais para cada 100 ml de água.
Banhar-se em locais impróprios pode acarretar uma série de problemas de saúde, especialmente doenças gastrointestinais e dermatológicas – como micose. Há chance de contaminação mesmo em praias avaliadas positivamente, mas a incidência é menor.
A relação completa das praias avaliadas pode ser vista AQUI.