CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

16 coisas que você precisa saber antes de se matricular em uma grande academia

O lado bom e o perverso de escolher um lugar badalado.

Por Bruna Borelli (colaboradora) Atualizado em 21 jan 2020, 22h45 - Publicado em 18 Maio 2015, 09h27

 

1. Certifique-se de que há professores para orientar todos os alunos.

As academias de rede costumam aceitar uma grande quantidade de alunos, mas é bom levar em conta os horários que você vai malhar e se há professores para todos os presentes para não acabar sendo ignorada. 

2. Veja se os aparelhos estão novos e são suficientes para o número de alunos.

Principalmente, se você frequentar a academia nos horários mais lotados. A não ser que você não se incomode em revezar aparelhos o tempo todo com outras pessoas…

3. Cheque a quantidade de esteiras e outros aparelhos aeróbicos.

As atividades aeróbicas são essenciais para quem quer perder peso (e também para aquecer o corpo antes de todos os treinos!), por isso veja se há aparelhos, como esteira, bicicleta e transport, em boa quantidade.

4. Veja se a academia abriga uma lanchonete com cardápio saudável.

Para aqueles dias que você não teve tempo de comer nada antes de sair de casa ou do trabalho. É importante se alimentar de uma a meia hora antes do treino. Afinal, barriga vazia não para em pé! Mas não é por causa disso que você vai enfiar o pé na jaca, né?

5. Tem lugar para estacionar o carro?

Se você mora em uma grande cidade e não tem a sorte de estar alocada em um lugar perto da academia, não se esqueça de checar se há estacionamento perto da academia de sua escolha. Ninguém merece perder aqueles minutos preciosos da série de agachamento procurando vaga pelos arredores…

6. Dê uma boa olhada nos vestiários.

Certifique-se que há lugar para guardar suas coisas com segurança e veja e se tem bons secadores de cabelo para você não ter que trazer o seu de casa toda vez!

7. E os chuveiros também!

Não custa dar uma olhada se os chuveiros são bons e se o vestiário em geral é limpo. Nada pior do que sair do banho e enfrentar um chão lamacento!

8. A frequência da academia tem a ver com você?

A academia é um bom lugar para fazer amigos (e paqueras!), mas será que o público do lugar tem a ver com você? Dê uma passadinha por lá antes de fechar o plano e espie a frequência. Academia é um lugar para nos sentirmos bem com nós mesmas!

Continua após a publicidade

9. As aulas de seu interesse estão dentro do seu horário de treinamento?

De nada adianta escolher uma academia por causa daquela aula de zumba se você não consegue frequentá-la, não é mesmo?

10. Lembre-se de verificar os horários de funcionamento durante o fim de semana.

Muitas pessoas só conseguem se dedicar à malhação nos fins de semana, mas tenha em mente que muitas vezes as academias de rede têm restrições de horário e/ou unidades no sábado, domingo e feriados. Você não quer acordar cedo no domingo em vão, né?

11. As aulas de sua preferência estão dentro do plano escolhido?

Afinal, ninguém quer escolher uma academia porque ela tem pilates de máquina e só saber depois de fechar o plano que isso vai te custar um extra.

12. Certifique-se a possibilidade de obter férias, trancamento de matrícula e abono por licença médica.

Na empolgação de começar uma academia logo, às vezes esquecemos de olhar esses detalhes chatos e acabamos tendo surpresas desagradáveis depois. Verifique se o lugar facilita a sua vida no caso de você precisar trancar matrícula, precisar de férias ou passar por algum problema de saúde.

13. Qual é a multa por cancelamento?

Isso é de extrema importância, principalmente se você fechar planos anuais. Coloque na ponta do lápis o que vale a pena para você, a não ser que você não se importe em pagar uma academia sem frequentá-la.

14. Verifique se a mensalidade está dentro de seu orçamento financeiro.

A saúde pede sacrifícios, claro, desde que não te coloque no vermelho. Se estiver muito apertado, veja opções de lugares mais baratos ou treinos em lugares públicos, como correr no parque ou malhar em casa, por exemplo.

15. Os alunos antigos ganham condições especiais para a renovação da matrícula?
Nada mais justo do que a sua fidelidade ganhar um descontinho, né?

16. Certifique-se que não irá encontrar pessoas desagradáveis.

Quanto maior a quantidade de alunos, maior a probabilidade de cruzar com gente desagradável. Antes de fechar aquele plano anual, não esqueça de checar se você terá que aguentar aquele ex inconveniente ou aquele chefe mala no mesmo lugar que você três vezes por semana.

 

Continua após a publicidade

Publicidade