Carga mental: você também se sente sobrecarregada em casa?

Exaustão por trabalho invisível de organização e gerenciamento das tarefas domésticas e de funcionamento da casa atinge, sobretudo, as mães

Na sua casa, é você quem faz a lista de supermercado, procura quem vai cuidar das crianças, faz a lista de convidados para o almoço de domingo, marca o médico para a sogra, lembra que é preciso pagar o IPVA, cuida de tudo? E, depois disso, se sente exausta, irritada, injustiçada, sobrecarregada? Você pode estar sofrendo com a chamada carga mental, que é o trabalho invisível de organização, planejamento e gerenciamento das tarefas domésticas e de funcionamento da casa e atinge, sobretudo, as mães.

De sintomas como irritação e perda do prazer nas atividades cotidianas, suas consequências podem levar a brigas diárias, principalmente com o parceiro, até dores, problemas gástricos e psiquiátricos.

Vamos falar sobre carga mental? No terceiro episódio do podcast Senta Lá, CLAUDIA, as editoras Alessandra Balles e Isabella Marinelli conversam com a psicóloga e educadora Valeri Guajardo e com a jornalista Lia Abbud, mãe de dois filhos e uma das idealizadoras do Fatigatis, uma iniciativa para debater e combater o estresse materno.

Você também pode ouvir o podcast Senta Lá, CLAUDIA no Spotify, no YouTube, no Deezer, no Google Podcasts, no iTunes, no Pocket Casts!

OUTROS EPISÓDIOS: BURNOUT E RELACIONAMENTO ABUSIVO

O primeiro episódio do podcast “Senta Lá, CLAUDIA” foi sobre a síndrome de burnout. A jornalista Izabella Camargo, que recebeu o diagnóstico do distúrbio, contou a sua história. Também participaram a psiquiatra Lívia Beraldo de Lima Basseres e as editoras Alessandra Balles e Isabella Marinelli.

No segundo, a blogueira Thatu Nunes, do “Mãe de Adolescente”, sua filha Gigi Nunes, que namora há um ano, a editora Alessandra Balles e a promotora de Justiça Valéria Scarance conversam sobre relacionamento abusivo e como reconhecer se a pessoa com quem você está é uma cilada e como pedir ajuda para sair dessa situação.