Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

As cidades brasileiras com os melhores pontos de Wi-Fi públicos

São Paulo e Rio de Janeiro não estão no topo da lista – pelo contrário

Por Anna Laura Moura Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 Maio 2018, 16h53

Você sabia que no dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Internet? Em decorrência da data, o aplicativo Instabridge, criado para compartilhamento de rede Wi-Fi, fez um levantamento para saber quais são as melhores áreas de conexão para download e acesso entre os mais de um milhão de pontos de internet móvel públicos pelo país.

A classificação leva em conta pontos importantes como a estabilidade do sinal, atualizações recentes da conexão e quantidade de vezes em que o Wi-Fi foi utilizado.

Leia mais: Como orientar os filhos a usarem internet de maneira segura

Entre os locais mapeados, a cidade que ocupa o primeiro lugar do ranking – com 41,31% de redes disponíveis na região (20 mil) de boa qualidade –  é Recife. Na sequência, entre os cinco primeiro colocados, vem Campinas (38,40%)Fortaleza (38,2%)Curitiba (38,08%)Salvador (36,54%).

Continua após a publicidade
(Instabridge/Divulgação)

Você deve estar se perguntando onde estão as três maiores capitais brasileiras nessa lista. São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília estão nas últimas colocações, apesar de serem grandes metrópoles: com taxas de apenas 33,27%, 33,71% e 34,03%, respectivamente. Já em relação ao número de redes Wi-Fi cadastradas no próprio aplicativo, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte têm as áreas metropolitanas com a maior soma de pontos: 115 mil, 74 mil e 25 mil.

Leia mais: Dicas de segurança na internet para as crianças e adolescentes

Brasil é o quarto país com maior usuários de Internet, perdendo apenas para os Estados Unidos, a Índia e a China, segundo relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) no ano passado. Dentro desse número, acima dos 10 anos de idade, 94,6% dos usuários se conectam pelo celular, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua 2016.

Niklas Agevik, CEO do Instabridge, em nota,  diz que os brasileiros enxergam a internet como uma forma de comunicação alternativa. “A demanda por boas conexões também aumenta. Nossa missão não é apenas trazer internet para todos, mas também oferecer o acesso à internet de qualidade. A rede encurta distâncias, fortalece laços, facilita burocracias”, conta.

Mais lidas: Filho de Alessandra Negrini e Murilo Benício rouba a cena ao lado da mãe

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.