Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vídeo mostra o quão assustador é um casamento infantil

"15 milhões de meninas vão se casar ainda este ano, antes mesmo de completarem 18 anos." A frase que horroriza e revolta ao mesmo tempo encerra o vídeo publicado pela UNICEF no último 8 de março, Dia Internacional da Mulher

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 03h26 - Publicado em 9 mar 2016, 17h14

“15 milhões de meninas vão se casar ainda este ano, antes mesmo de completarem 18 anos.” A frase que horroriza e revolta ao mesmo tempo encerra o vídeo publicado pela UNICEF no último 8 de março, Dia Internacional da Mulher.  Essa também já é a realidade de 554 mil garotas, de 10 a 17 anos, que já são casadas no Brasil. 

A campanha, encabeçada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, retrata de forma contudente o “grande dia” de uma menina. As imagens dos preparativos minuciosos são entrecortadas por ações típicas de uma garota, como colorir figuras e brincar com seu ursinho de pelúcia. Além da decoração do bolo mostrada como um suposto desenho feito pela noiva, frases como “Ela pertence à mim” e “Ele é meu dono” nas cadeiras dos convidados são detalhes responsáveis por tornar a atmosfera da união ainda mais assustadora. 

Por fim, um “aperto de mãos”, entre o noivo e o pai da menina, simbolizam uma realidade muito presente nesses casos: muitas vezes as meninas são vendidas por algum dote, ou mesmo objetificadas como uma recompensa por algum acordo fechado entre eles. 
Desde a data da sua publicação, o vídeo já alcançou 7.484.083 visualizações e mais de 150 mil compartilhamentos. A hashtag #ENDchildmarriage também faz parte da campanha que, da tradução livre para o português, significa #ACABEcomocasamentoinfantil. A ideia de mostrar de perto o casamento de uma menina busca explorar todos os traumas e a violação dos direitos das crianças e das mulheres que essa prática acarreta.

Dê o play com um lencinho por perto 🙁

 

Continua após a publicidade

 

 

Noivas meninas

Em janeiro deste ano (edição 651), publicamos a reportagem “Noivas Meninas”, realizada pela editora Patricia Zaidan, que retratou a realidade desconhecida de 554 mil garotas de 10 a 17 anos que são esposas, cuidam de filhos, marido, casa e estão perdendo direitos e oportunidades. Confira aqui!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.